sábado, 2 de outubro de 2010

Genuinamente mexicano: Mastretta mostra em Paris o MXT, que agrada em design e performances, mas desaponta no quesito segurança...




A indústria automobilística mexicana é uma das maiores do planeta, tanto que muitos dos carros fabricados por lá desfilam pelas ruas de vários continentes e países, inclusive o Brasil, que adotou os grandes sedans produzidos pelos mexicanos, mas pouco se sabe sobre seus fabricantes natos.

Um deles é a Mastretta, que finalmente irá comercializa em larga escala seu modelo esportivo, o MXT, um coupé compacto cheio de personalidade e tamanho que lembra esportivos como o extinto Smart Roadster e o Lotus Elise.

A fabricante revelou em Paris a versão de produção do modelo, que já vinha sendo anunciada por um teaser no site da marca, e estava sendo divulgado desde o final de Agosto na página on-line da Mastretta. O modelo foi apresentado em Londres há dois anos atrás, porém a produção havia sido ínfima, mas agora a marca prepara para ganhar o mercado europeu.

Para isso equipou o pequeno esportivo com um motor Ford Duratec de 2.0 litros, turboalimentado, que descarrega uma potência de 250 cavalos e câmbio manual de seis velocidades também desenvolvido pela Ford. Segundo o fabricante, o MXT consegue números como ir de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e alcança uma velocidade máxima de 240 km/h, mas esses números poderão mudar com a introdução de um motor que renderá 300 cavalos de potência.

O MXT é montado sobre um chassi que une materiais como fibra de carbono e alumínio, alem de um subquadro de aço e carroceria feita em plástico reforçado com fibra de vidro, o que garante a facilidade de produzir o veículo, bem como introduzir novos “adereços” ao modelo. O preço poderá ficar entre os US$ 50.000 e 60.000, porém o carro não é dotado de nenhum controle eletrônico e nem de segurança como freios ABS, ou sistema de estabilidades ESP.

Por ora o carro está passando por testes de colisão no Reino Unido, para que o modelo possa ser avaliado antes de adentrar o mercado europeu. Se for aprovado, a Mastretta tem planos de produzir 150 unidades do MXT por ano, com o objetivo de produzir ao todo 500 unidades de seu esportivo, que mesmo faltando itens necessários de segurança, esbanja estilo e agressividade nas linhas aerodinâmicas. 



Mastretta MXT;  esportivo da marca mexicana quer entrar no páreo contra os esportivos compactos da Europa...



...o design agrada, mas faltam itens básicos de segurança como ABS e ESP, que não são oferecidos nem como opcionais...


... o interior é despojado, mas poderá ter concetividade com GPS e iPod...


... sob o capô , o motor Ford Duratec turboalimentado de 2.0 litros de 250 cavalos, que deverá ser mexido para descarregar 300 cavalos de potência.  






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