segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Crossover oficializado: Saab revela detalhes e imagens oficiais do 9-4X...



Desde o final de 2008 que a Saab ensaia colocar em sua linha, o crossover 9-4X, mas a crise no setor automobilístico do ano passado, e os apertos que a fabricante sueca passou, que cuminou com a sua venda do Grupo GM para o grupo holandês Spyker, renovou as esperanças da marca em concretizar muitos projetos que haviam sido engavetados durante a crise.

E agora é oficial, o 9-4X finalmente entrará em linha de produção, e teve alguns detalhes oficiais revelados hoje. Além de ser o primeiro crossover da marca sueca, o 9-4X também é o segundo novo modelo da marca lançado sob a tutela da Spyker, o primeiro é o novo 9-5 sedan, que em breve deverá receber uma versão station wagon, e que não sofria profundas mudanças desde o final dos anos 1990.

O 9-4 X utiliza a mesma plataforma da época em que o carro estava sendo desenvolvido pela GM, e que a compartilhava com modelos como o novo Cadillac SRX, da qual compartilhará alguns componente, porém com elementos próprios da marca sueca, como as famosas trações XWD ( tração integral), Drive Sense (controle adaptável do chassi) e o sistema eLSD (diferencial de deslizamento traseiro limitado).

Num primeiro momento a Saab disponibilizará apenas duas opções de motores, ambas a gasolina, o V6 Tirbo de 2.8 litros e 300 cavalos de potência, e um V6 de 3.0 litros de 265 cv. A opção de motor 3.0 V6 conta com comando de válvulas variável e injeção direta de combustível, que contribui para que o 9-4X alcance números como ir de 0 a 100 km/h em 9 segundos e alcança 210 Km/h de velocidade máxima. Já a opção de motor turbo tem números como de 0 a 100 Km/h em 8,3 segundos e 230 km/h de velocidade máxima. Esses números podem parecer um tanto insatisfatórios, mas para um carro que pesa entre 2.010  e 2.030 Kg podem ser considerados bons números.

As duas opções vêm com um câmbio automático de seis velocidades, a versão dotada de motor turbo tem comando de trocas no volante, e entre os outros equipamentos de série, ar-condicionado automático, porta-malas com abertura automática, a ignição pode ser feita sem chave através de um botão, sistema de navegação com tela touch-screen de oito polegadas, além de sistema de som Bose.

O 9-4X será apresentado ao público durante o Los Angeles Auto Show, que acontecerá no próximo mês, já as vendas começam em Agosto de 2011 na Europa, e três meses depois nos Estados Unidos. A Saab prepara para expandir seus negócios, e pretende chegar ao Brasil no ano que vem, se vier, o 9-4X talvez será oferecido por aqui, uma vez que os modelos crossover tem tido uma boa aceitação do público nacional.



Saab 9-4X: finalmente a fabricante sueca oficializa imagens e detalhes do seu primeiro crossover, que já havia tido imagens vazadas e que será apresentado no mês que vem no Salão de Los Angeles, na Califórnia...





...o modelo é o segundo novo modelo apresentado pela marca, o primeiro é a nova geração do 9-5, depois  da sua compra pela holandesa Spyker,  mas a plataforma é compartilhada com outros crossovers do Grupo GM como o novo Cadillac SRX...


...os equipamentos de série agradam, dentre eles o sistema de navegação e lazer com tela de oito polegadas e tecnologia touch-screen.




Nenhum comentário: