quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Suíço plugado: Rinspeed levará conceito elétrico ao Salão de Genebra...






A Suíça tem um dos Salões mais festejado e esperado pelos admiradores de automóveis. A cada ano o Salão de Genebra reúne lançamentos dos grandes fabricantes de todo o mundo, sobretudo os ingleses, os alemães e os italianos e franceses, sem contar os asiáticos que dos anos 1990 pra cá vêm revelando seus modelos também na mostra suíça. Porém marcas da própria Suíça, não têm muitas.

Mas um fabricante patrício do renomado Salão sempre leva à mostra conceitos ou modelos especiais, quase sempre esportivos. É a Rinspeed, único fabricante suíço que todos os anos sempre revela um bólido ou outro durante a mostra suíça.

E aproveitando a moda dos city-cars, a Rinspeed levará ao Salão de Genebra 2010 o UC, um carrinho elétrico bem ao estilo Smart fortwo ou Toyota IQ, porém com inovações tecnológicas que deixarão os dois concorrentes no chinelo, caso o UC entre em linha deprdução.

Se no ano passado a marca espantou o mundo ao levar para Genebra o sQuba, carro ‘submarino’ inspirado na Lotus Espirit utilizado por James Bond no filme “007- O espião que me amava”, de 1977, porém o sQuba é feito utilizando a plataforma de outro Lotus, o Elise, se espantará de novo quando a Rinspeed apresentar o pequeno UC.

Uma das principais inovações do modelo é o Joystick utilizado para guiar o veículo. O motor terá uma bateria que o dará uma autonomia de 120 km por carga. Este mesmo motor tem um binário de 125 Nm e permite ao UC alcançar uma velocidade máxima de 110 km/h.

Para que o pequeno veículo vá a produção em massa a Rinspeed precisa de uma licença, que ainda não foi liberada, mas caso seja, não duvidem que em 2012 seja difícil vê-lo pelas ruas não só da suíça, mas também por todas as vias do planeta.










Rinspeed UC: fabricante suíça famosa por pequenos esportivos, levará ao salão de Genebra do ano que vem um conceito elétrico.


Um comentário:

De Gennaro Motors disse...

lembra o design um pouco do FIAT 500