terça-feira, 8 de dezembro de 2009

4X4 à romena: Dacia Duster de produção é revelado oficialmente...



A Dacia, divisão romena do Grupo Renault, acaba de revelar imagens e informações sobre o Duster de produção. A marca, mais preocupada com a praticidade que com o estilo em seus veículos, finalmente lançará o seu primeiro veículo 4X4, uma conquista para a marca Romena, que vem sendo vista com bons olhos aonde seus veículos se fazem presentes.

O veículo havia sido apresentado como conceito no final do ano passado, e depois flagrado em testes e pilotado por Alain Prost em uma versão de competição do rali na neve durante o Troféu Andros na França.O Crossover compartilha acarroceria com os Renault Koleos e o Nissan Qashqai, dois sucessos do Grupo Renault na Europa.

Porém o modelo de produção não terá o poderoso motor Nissan 3.7 V6 de 350 cavalos que equipa o veículo de competição e que também está presente no 370Z, mas sim três motores 1.6 litros, sendo um movido a gasolina e dois a diesel desenvolvendo potências de 110 cavalos, na versão a gasolina, e 85 e 105 cv nas versões a diesel, essas últimas também terão opção da tração 4x2.

O Dacia Duster será espartano, mas terá trunfos como a capacidade de carga de 475 litros, que ode ser expandida para 1.600 litros com os bancos rebatidos, air bags centrais e laterais, ABS com distribuição eletrônica de frenagem e freios de emergência.

O modelo será fabricado inicialmente na unidade de Pitest na Romênia, e estará a venda na Europa, Turquia e países do Magreb ( leia-se ex-colônias francesas localizadas no norte da áfrica) na primavera européia de 2010. Em 2011 será a vez do Brasil produzir o modelo na unidade da Renault no Paraná, e será exportado para os países da América Latina. Por último o Duster será fabricado na Rússia, porém quando a produção começa por lá ainda não está definida.





Dacia Duster: o primeiro veículo 4X4 da marca romena finalmente dá as caras...














... o desig é um pouco defasado, se comparado aos seus 'primos', Renault Koleos e Nissan Qashqai.

Um comentário:

De Gennaro Motors disse...

este carro, o primeiro projeto nasceu nas mãos do grupo Daimeler !

abraço, Fernando