terça-feira, 18 de julho de 2017

Olha Ela! : Mercedes apresenta Classe X na África do Sul





Sempre na vanguarda dos fabricantes de luxo, a Mercedes-Benz apresentou hoje na Cidade do Cabo, na África do Sul,  a Classe X, desta vez a marca alemã famosa pelos carrões de luxo e esportivos e muitas glórias nas corridas de F1 e outras competições, aposta nas picapes de luxo, mercado sem grandes representantes na Europa e em outras partes do mundo.

O modelo que faz parte de uma associação com a Renault-Nissan, e utiliza a plataforma da Nissan Navarra, traz os traços da picape nipônica com o estilo presente nos SUVs da marca de Stuttgart. Do conceito apresentado no ano passado quase tudo foi aproveitado, mas a versão final ficou com linhas mais enxutas, faróis com Luzes LED ligeiramente maiores, entradas de ar menores e a grade com linhas duplas e a enorme estrela de três pontas.




A traseira exibe linhas simples e retas, com lanternas estreitas dispostas verticalmente e mais uma logo da Mercedes no centro da tampa da caçamba. Um santo-antônio com brakelight integrado juntamente com os estribos das laterais finalizam o estilo, dando um visual robusto e sóbrio, diferente de picapes de alto-luxo, como as já saudosas Cadillac Escalade EXT, talvez as únicas representantes de picapes de luxo.




Além da beleza, a carroceria também tem sua funcionalidade. A tampa da caçamba abre em 90 graus, se isso não for suficiente, há uma supressão do para-choque aumentando o ângulo para 180 graus. A Classe X vem com a área de carga iluminada e uma luz auxiliar localizada abaixo do brakeligh que ilumina toda a caçamba, alimentadas por uma bateria de 12volts, também de série. Por falar em carga, a Classe X pode transportar até 1,1 toneladas em todas as versões.




Inicialmente, o Classe X virá com três pacotes de equipamentos: Pure, Agressive e Power, cada qual com uma lista de equipamentos distintas. A carroceria seria oferecida em nove cores e as opções de rodas podem ser de 17, 18 e 19 polegadas, dependendo do pacote escolhido. Entre os opcionais estarão um quadriciclo e uma janela traseira deslizante operada eletronicamente.





As opções de motorização contará com quatro variantes, duas opções de câmbios e três tipos de acionamento. As opções a diesel começam com um quatro cilindros em linha 2.3 turbo, que desenvolve 163 cavalos, e um bi-turbo de 190cv.  As opções a gasolina, contam com um quatro cilindros em linha 2.3 de 160cv e um V6 de 258cv. As trocas podem ser feitas por um câmbio manual de seis velocidades, ou duas opções automáticas de sete velocidades, e tração traseira ou nas quatro rodas selecionável. Exceto a versão com motor V6, oferece o G-tronic Plus com sete relações e tração integral.






A Mercedes não divulgou os preços da Classe X, a picape estará disponível no mercado europeu e americano no início do ano que vem. Além dos Estados Unidos e Europa, o modelo deverá ser distribuído para a África do Sul, Austrália, Argentina e Brasil. Por aqui a previsão é de que a luxuosa picape chegue apenas em 2019, e deve abrir as portas para este segmento entre as marcas de luxo, basta lembrar que quando os SUVs de luxo nem eram moda, a Mercedes já oferecia o Classe G e mais tarde a Classe M, vamos ver se demorará muito ou pouco para que outros fabricantes premium e de luxo sigam o exemplo da Mercedes e invistam neste novo nicho.  


Nenhum comentário: