quarta-feira, 12 de julho de 2017

A morte da víbora: Grupo FCA anuncia encerramento da linha de produção do Viper




A crise automotiva americana do início desta década, sepultou grandes fabricantes do passado, e as Três Grandes de Detroit (leia-se Ford, General Motors e Chrysler) tiveram de rever seus planos. A Chrysler foi comprada pelo Grupo Fiat, e convivia com um dilema de encerrar a produção de um dos carros considerado clássico entre os superesportivos americanos dos anos 1990, o Dodge Viper, que mais uma vez corre o risco de ser descontinuado. Depois de um período de 22 anos, o Grupo FCA anunciou que a linha de montagem Conner, em Detroit, onde o carro era produzido desde 1995 vai ser fechada no final de agosto.

O modelo desenvolvido pelo lendário engenheiro texano Carroll Shelby, foi lançado há 25 anos e era inicialmente produzido na linha de montagem Mack, de onde também saia o exótico Plymouth Prowler fabricado entre os anos 1997 e 2002. Em 1995 o Viper começou a ser produzido na linha Conner, até o hiato entre 2010 e 2013 quando a atual geração do modelo, já nas mãos do Grupo Fiat e sob o emblema SRT, começou a ser desenvolvida.




Nos últimos anos as vendas do superesportivo tiveram uma queda vertiginosa, conseguindo tirar do pátio apenas 630 unidades, sem contar modelos da própria divisão esportiva SRT como as versões Hellcat dos Charger e Challenger com potências de 700 cavalos, e a Demon SRT do Challenger capaz de descarregar absurdos 840cv.


Um outro problema enfrentado pelo víbora são as novas leis de segurança veiculares que entraram em vigor nos Estados Unidos, o modelo não cumpre a maioria delas, o que piora a situação do modelo. Na unidade de produção do Viper, trabalham cerca de 80 trabalhadores que montam um dos sonhos automotivos americanos, e que agora convivem com o pesadelo de ficarem desempregados. 

Fonte: Autoblog

Nenhum comentário: