sábado, 31 de janeiro de 2009

Não é Sedan, nem Station, nem SUV, mas é BMW: marca bávara lança vídeo para enterdermos melhor o conceito PAS...







Antes mesmo da crise no setor automobilístico, os fabricantes já estavam desenvolvendo carros cada vez mais híbridos no quesito categoria. Uma das mais rentáveis era a categoria dos Crossovers, carros que misturam o conforto de sedan, altura de SUV (leia-se Veículo Utilitário Esportivo) e praticidades e mobilidades interiores de uma Van.

Outras categorias também foram aparecendo como as dos sedans-coupé e dos utilitários-coupé, essa inaugurada ano passado pelo BMW X6. E por falar na marca bávara, ela está prestes a inovar de novo. Agora fará um veículo inspirado na Série 5. O novo carrão está previsto para ser apresentado durante o Salão de Genebra, em Março desse ano. O nome do projeto é PAS( Progressive Activy Sedan), que significa Sedan de Atividade Progressiva, o carro será um misto do mundo dos carrões, confortáveis e práticos, ou seja um misto de SUV, Station wagon e Sedan.

Confuso com toda essa miscelânia? Não, se preocupe, para entendermos melhor as intenções da BMW, a marca disponibilizou uma animação para falicitar o entendimento de seu novo conceito de veículo. Na Europa, o carro já está sendo chamado de Série 5 GT, e também de V5, mas nenhum desses nomes foram oficializados pela marca.

Por ora um modelo camuflado está fazendo uma bateria de testes. Mas sites como o Motor Authority, já fizeram algumas projeções de como será o novo modelo alemão. Especula-se que o “PAS”, assim como o X6 disponha de sistemas de transmissões AWD e RWD, e contará com os motores tanto a diesel, quanto a gasolina.

As opções a diesel devem começar com um motor 3.0 litros turbodiesel de 245 cavalos e um 3.0 twin-turbo com 300 cavalos. A linha de motores movidos a gasolina, começará com o mesmo twin-turbo de 300 cavalos da linha a diesel, e do motor Top de linha, um V8 twin-turbo de 400 cavalos.

No ano passado, o CEO da BMW, Norbert Reithofer, disse em entrevista a imprensa especializada, que o novo conceito da marca seria baseado na Série 3, mas pelas fotos e pelos boatos, vemos que o carro tem pretensões bem maiores, e que está bem mais próximo de um Série 5 que qualquer série menor da BMW. A previsão de lançamento do novo carro é para até o final desse ano, como veículo da linha 2010 da marca bávara, que aliás, está apostando em novas categorias para elevar as vendas e continuar a tirar o sono de muita gente.


















PAS: o novo conceito da BMW pretende inaugurar uma nova categoria no setor automobilítico...




















... a marca havia anunciado um modelo baseado na Série 3, mas pelo modelo em testes e pelas projeções, vê-mos que as pretenções da BMW são bem maiores, do tamanho de um Série 5.

Um comentário: