terça-feira, 13 de janeiro de 2009

LM002: Criado para ser o veículo do Exército italiano, o jipe da Lamborghini teve mais êxito em outros países




No início dessa década, houve um alvoroço quando uma tradicional fabricante de automóveis esportivos alemã resolveu aumentar a sua oferta de veículos, bem como conquistar uma nova fatia de mercado e novos clientes, com um modelo utilitário esportivo. Hoje muitas outras fábricas de esportivos têm planos de lançarem um modelo nessa categoria.

Porém o que pouca gente sabe é que a Lamborghini, marca dos poderosos esportivos italianos, que junto as Ferrari, faz muita gente sonhar com suas maravilhosas macchinas, que deu o pontapé inicial na fabricação de Utilitários Esportivos entre os fabricantes de carros superesporivos.

Durante toda a década de 1970 e até meados da década de 1980, a Lamborghini ampliou a sua oferta de veículos, sempre em busca de melhorar as vendas e conquistar novos espaços nesse competitivo e caro nicho de mercado.

Entre os seus futuros projetos estava o LM 001, que foi finalizado no final da década de 1970 e que tinha fortes possibilidades de entrar em breve na linha de produção. Em 1981 foi apresentado no Salão de Genebra daquele ano, o protótipo Cheetah, em versões civil e militar. Problemas como a estabilidade do jipão e uma dirigibilidade duvidosa, fizeram os engenheiros da marca esperam mais alguns anos até o lançamento da versão final do LM, o LM002.

A versão final para uso civil foi apresentada no Salão de Bruxelas de 1986, onde o jipe de enormes dimensões e quatro portas e com um peso de quase três toneladas, que fazia o seu motor V12 herdado dos Countach, porém com taxa de compressão mais baixa para que pudessem ser usadas também gasolinas de baixa qualidade, alcançar velocidades próximas dos 200 km/h.

O motor usado inicialmente era um V12 de 5.2 litros. Mais tarde veio o V12 de 7.2 litros. O público alvo do LM002 eram os sheiks árabes, bem como tornar-se o veículo oficial do exército italiano, no que fracassou.

Mesmo não tendo sido um veículo militar em seu país de origem, o LM002 tornou-se um objeto de desejo fora da Itália. O Exército da Arábia Saudita fez uma encomenda de 40 unidades do veículo que seriam utilizados com patrulhas do deserto para impedir o tráfico de bebidas alcoólicas entre os países mulçumanos, devido ao seu potente motor. Já no mercado norte-americano, o LM recebeu o apelido de “Lambo Rambo”, homenagem ao personagem do cinema John Rambo, interpretado pelo ator ítalo-americano Sylvester Stallone.

O LM ainda apresentava muito luxo no interior com estofamento em couro, aparelhagem de som instalado no teto e um potente ar-condicionado, até mesmo as versões militares do carrão disponibilizavam esses itens de série.

As carrocerias do LM eram feitas na Espanha. Porém por terem uma qualidade muitas vezes duvidosas, eram revistas na fábrica de Sat´Agata Bolognese. O bravo Lambo, ainda participo de ralis mundo afora, como o Rali dos Faraós em 1987 e do Paris-Dacar em 1988, porém a história do LM estava chegando ao fim. Em 1987 a Chrysler assume o poder da Lamborghini , e deu desenvolvimento a outros projetos.

A produção do jipe da Lamborghini foi encerrada em 1992, e os últimos modelos foram feitos para o mercado norte-americano. Hoje a marca pertence ao grupo Volkswagen, e tem planos de aumentar a sua oferta de veículos em outros segmentos. Um desses projetos é o Lamborghini Estoque, um coupé esportivo de quatro portas, que deve ser produzido em breve. Com a concorrência investindo de novo nesse nicho, quem sabe a marca não tente ressuscitar o LM?

Veja também esse post no site Italia Speed

http://www.italiaspeed.com.br/vernoticia.asp?id=1199











Lamborghini LM 002: o primeiro utilitário esportivo de uma marca de supercarros teve seu projeto concebido para ser um veículo militar, no que fracassou....








... o design robusto ganhou no mercado norte-americano o apelido de Lambo Rambo, fazendo referências ao herói do cinema....



... por dentro muito couro e luxo.


Um comentário:

Anônimo disse...

Bah, esse Genaro só passou para fazer propaganda do seu horrível site.

Não percam tempo...