segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Vive la sportivité....

Dos Traction Avant até os dias de hoje a Citroën teve, e ainda demonstra que sabe fazer, esportivos distintos e elegantes. Fundada em 1905, por André Citroën, considerado o Mr. Ford da França, a fábrica da região parisiense do Cais de Javel deve o seu reconhecimento aos modelos citados no início dessa postagem, e que existiram entre as décadas de 30, 40 e 50. Mas um dos maiores sucessos da marca foi o lançamento do DS. O primeiro automóvel do mundo dotado de suspensão a ar, inclusive na época era chamado de “tapete sobre rodas”, e o desenvolvimento de seu projeto foi feito pelas mãos do jovem design italiano Flaminio Bertone. E é um dos automóveis com um dos desenhos mais inovadores de todos os tempos. Até o Museu de Arte Moderna de Londres já fez uma exposição dedicada ao DS. Aí começava a mítica sobre a estabilidade dos carros da marca. O DS ganhou vários prêmios e disputou muitos ralis em todo o mundo. Saiu de produção nos anos 70. Mas a ligação da montadora com os esportivos ainda estava por vir. A marca sempre teve o desejo de produzir um carro que pudesse se comparar a modelos de fabricantes como Porsche, Jaguar, Mercedes-Benz e Lotus, mas que tivesse um motor potente e um design emblemático, que fosse inconfundível. Nascia assim o projeto S em 1961. Como a carroceria ainda não estava definida, usava-se as do modelo DS, só que mais curtas. Sete anos depois do início do projeto, a marca francesa fecha acordo com a italiana Maserati , para desenvolverem um motor inspirado no do Maserati Khamsin, mas com dois cilindros a menos, os Maserati possuíam motores V8 e esse deveria ter um V6 . Em 1970 a Citroën apresentava no Salão de Genebra o SM, sigla que significa Sport Maserati. A carroceria desta vez não ficara a cargo de Bertone, e sim do francês Robert Opron. As linhas do veículo realmente são inconfundíveis. E o carro custava na mesma faixa de um Jaguar XJS. Seus avanços tecnológicos foram posteriormente usados pela Maserati nos modelos Merak e Quattroporte II . O carro teve vida curta, pois além de custar o mesmo que modelos mais potentes, nunca conseguiu alcançar boas vendas. E a crise do petróleo em 1975 fez muitos esportivos desaparecerem. De lá pra cá a marca nunca mais havia investido em modelos super-espotivos. Mas desde o ano 2000, a Citroën vem apresentando concepts de bólidos poderosos. O último deles está sendo exposto no Salão de Paris desse ano. O modelo GT by Citroën, é um protótipo feito em parceria com o grupo Polyphony, criador do game Gran Turismo 5 para a plataforma Playstation 3. As formas do carro remetem a um diamante para ganhar aerodinâmica. Se fosse produzido, o modelo mais uma vez seria revolucionário. O seu motor seria ecologicamente correto, utilizaria uma pilha de combustível e eletricidade. O design inclui portas tipo “asas de gaivota” e o painel simula controles de vídeo-game. É uma pena que seja apenas um conceito, pois se fosse levado a sério a fábrica francesa mais uma vez subiria mais um degrau no quesito inovação e design. Au revoir...





Tractión Avant: o reconhecimento mundial





DS: o tapete sobre rodas





SM: para concorrer com Porsche, Jaguar e Lotus



GTby Citroën: dos games para o Salão de Paris


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