quarta-feira, 29 de outubro de 2008

De volta para o passado: com o Delta, a Lancia tenta dar a volta por cima!





Junto com a Alfa Romeo, a Lancia é a marca da Fiat que investe em muito luxo e sofisticação em sua linha de automóveis. Enquanto os Alfa vendem a esportividade, os Lancia vendem conforto, requinte e distinção em seus modelos. Um dos exemplos é o novo Delta. Carro que resgata o nome de um dos modelos mais festejados da montadora italiana. Nos anos 70 a crise do petróleo fez os motores dos carros diminuírem. Os carrões esportivos dos anos 60 deram lugar aos Compact Premium na década seguinte. Tempos dos Volkswagen Golf, Ford Escort e Opel Kadett (o nosso Chevette) na Europa. No final da década a Lancia apresentou o Delta, hatchback desenhado por Giorgeto Giugiaro, autor de carros como os Fiat Uno, Punto e a segunda geração do Pálio. O Delta era um cinco portas, bem familiar, que mais tarde foi vendido na Suécia pela marca Saab, a fábrica de automóveis do grupo Scania. No ano de 1980, o Delta conquista o título de carro do ano na europa. Foi também nessa década que o carro se consagrou como um dos melhores automóveis europeus de Rally, com a versão S4. Nos anos 90 o Delta compartilhava a carroceria com os Fiat Tipo e o Alfa 145. Em 1995 surgiu a versão HPE 2.0 HF, que ressucitava a sigla, utilizada pela primeira vez em um Lancia Beta, no ano de 1975. HPE significa High Performance Estate, ou carroceria de alta performance. Essa versão contava com os motores 2.0 16V de 139 cv, o 2.0HF Turbo de 186 cv e um 2.0 Turbodiesel de 90 cv.Essa versão só era oferecida na carroceria de três portas. A segunda carroceria duraria até 1999, quando foi apresentado o Lybra, carro baseado no alfa 156, para substituir o Delta. O novo modelo seguiu até 2006, quando saiu de linha. No mesmo ano a Fiat anunciou o renascimento da linha Delta, com o conceito Delta HPE , baseada na plataforma C, a mesma do Bravo e do Alfa Mi.to. Durante o Salão de Genebra 2008, a Lancia apresentou o Delta 2009. A linha contará inicialmente com quatro motorizações: 1.4 T-jet de 120 e 150cv e o 1.6 Multijet 16v de 150cv, o 2.0 Multijet de 165 cv e o 190 bhp, um 1.9 a diesel Twin-turbo Multijet de 190cv. No próximo ano, chegará a versão 1.8 Turbo-jet di de 200cv. os níveis de acabamento estão divididos em Oro, Argento e Platino. O cambio varia entre manual e manual robotizado de seis velocidades. O carro tem linhas ousadas e uma série de equipamentos que seguem as modernas linhas aerodinâmicas com uma série de inovações, entre as quais se destacam o Sistema de estacionamento semi-automático (disponível em 2009), os faróis de Xenon direcionais, o sistema Blue & Me® e o avançado sistema de navegação Instant Nav, com mapas carregados por SD Card. O novo Lancia Delta tem um sistema de segurança inteligente que recebeu 5 estrelas no Euro NCAP. E não é para menos, com o aviso de mudança de faixa, que auxilia a corrigir a trajetória, a direção ativa que, juntamente com o Sistema de Controle Absoluto integrado no ESP, que ajuda a melhorar o controle do carro, e ainda o Controle de Transferência de Binário que evita as perdas de tração nas curvas. O carro tenta resgatar o prestígio da marca que andava meio em baixa nos últimos anos,e se depender das inovações tecnológicas, da beleza da carroceria e do forte nome do modelo. A marca tem tudo para dar a volta por cima e em grande estilo.






Lancia Delta 2009: o mais novo modelo da marca seguiu a estratégia do Fiat Bravo, e não só na plataforma , que é compartilhada, mas ao resgatar o nome de um antigo, e conhecido, modelo da marca...





... as linhas do Delta são marcantes e têm as características dos modelos Lancia...










... na traseira linhas bastante arrojadas ...
... no interior Muito Luxo e painel completo, com instrumentos multi-mídia ...
... o Delta conta com 5 opções de motorização, com cambio de 5 velocidades

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