Ford Modelo T: O primeiro da era da produção em série.
Desde o seu surgimento, no final dos século XIX, que o mercado automobilística tem se atentado a questão estética dos seus modelos. Nos primórdios, o principal concorrente eram as carroças e carruagens, fez-se do automóvel quase a sua imagem e semelhança, embora os cavalos que as puxavam ainda estivessem na frente, só que sob o capô. Nos estados Unidos de Henry Ford, o design até que era deixado um pouco de lado. O centenário Ford T, estava mais preocupado com os lucros de seu sucesso que com a sua própria beleza. Enquanto que na Europa a preocupação era mais com o requinte e a aerodinâmica, na América a questão financeira era mais importante, tanto que até hoje as grandes marcas européias ainda primam pela exclusividade de seus modelos. Quando pensamos em muito luxo, logo vem a cabeça nomes de fabricantes como BMW, Audi, Rolls-Royce, Bentley, Jaguar e a pioneiríssima Mercedes-Benz, quer seja no quesito sofisticação, quer seja em tecnologia embarcada. Mas estamos no século XXI, tempos em que o culto a imagem é algo posto em primeiríssimo lugar e no mundo da automobilística não seria diferente. Em tempos globalizados , as tendências são sempre copiadas, porém sem descartar as características próprias que cada fabricante tem. Um exemplo disso, é o estilo "boca" da grade dos radiadores de muitos modelos a venda em todo o globo. Essa escola surgiu com o design ítalo-português Walter d'Silva, que o colocou em modelos Audi no início dessa década, mas que já mostrava indícios na década passada, alguém aqui se lembra do Alfa 156 de 1997?, modelo que foi desenho pelo próprio Walter, na época em que ainda trabalha no grupo Fiat, Hoje no Grupo Volkswagen é responsável, além dos Audi, dos Lamborghini e dos novos Seat. Esse estilo é observado em vários carros do planeta, até mesmo no Japão e Brasil. Carros como os novos Nissan GT-R e Volkswagen Gol G4 adotaram esse estilo. A moda deixou as passarela para invadir os salões de automóvel mundo a fora. Até mesmo fabricantes como a russa Lada e a Romena Dacia, responsável pelo Logan na Europa, estão aderindo a nova moda dos carros modernos. Esses carros estão deixando de ser quadradões para ganharem um estilo mais anguloso e moderno. As maisons francesas e italianas agora também vestem os interiores de vários modelos exclusivíssimo e caros, demonstrando que o culto da boa imagem, não se restringe apenas do corpo humano, mas também de seus "acessórios"....são os indícios de que a indústria automobilística está ganhando esforços de cultura de massa, e sendo absorvida como elementos de época e ícones pop, pois o que vemos são modelos do passado renascendo com estilo revisitado e moderno, sem contar todos os mimos da high-tecnology que fazem parte do pacote dessas maravilhosas máquinas...é, como diria o poeta... os carros feios que me perdoem , mas beleza é fundamental
Bugatti Royale Berline Doublé 1931: modelo belo e raro. Uma unidade foi vendida em 1986 por 6.500.000 dólares!
Jaguar XK 120 1949: Para pôr as mãos em um , na época do lançamento, era preciso ter nome, como o ator Clark Gable!
Audi R8: estilo "bocão".
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