sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Audi Q5: o SUV da marca alemã é 100!...sem comentários!


E a moda dos SUVs compactos não pára. Um dos últimos lançamentos dessa estirpe, é o Audi Q5, carro da montadora alemã que virá para brigar com os Mercedes GLK ( ver postagem: http://mecanews.blogspot.com/2008/10/mercedes-glk-sex-para-cidade.html ), BMW X3 e Volvo XC60. A pesar de parecer um A3 crescido, ou um Q7 diminuído, o carro foi concebido a partir da plataforma do sedan A4 e do Cupê A5. Mas não é só porque ele é o irmão menor do Q7 que a fábrica de Ingolstadt, famosa cidade alemã que ficou conhecida pelos experimentos do Dr. Frankstein, esqueceu do luxo e tecnologia, comuns nos outros modelos da marca. o Q5 inclui oito air-bags; cintos dianteiros e traseiros com pré-tensores; fixações Isofix; airbag do passageiro desligável; encostos de cabeça dianteiros ativos; trancamento automático de portas; ABS; EBD; HBA; EDL; ESP; cruise-control adaptativo (mede sempre a proximidade para o veículo que circula à frente, mesmo quando não está ativo); Audi Side Assist; e Audi Lane Assist. Além de tudo isso, o seu interior tem uma boa ergonomia, perfeito acabamento e a posição de dirigir, devido a sua relação solo-teto, ora transmite a esportividade e a baixa altura de um cocpit , ora a boa visibilidade típica de um SUV. Na Europa, os motores contam com duas versões a gasolina; 2.0 TFSI de 211cv (cavalos de potêcia), 3.2 FSI de 270 cv, e os Turbodiesel 2.0 TDI de 170cv e o 3.0 TDI de 240 cv. O cambio é o novíssimo S Tronic, automático de 7 velocidades, dupla-embreagem e também pode ser acionado por botões no volante. No momento, o novo cambio não está presente nos modelos com a configuração dos motores 3.2 FSI, e no 2.0 TDI, que contam com uma caixa manual de seis velocidades. Há dois pacotes a venda, com propostas bem distintas; os S-line, mais voltado para a esportividade e o Off-road mais voltado para as trilhas mais leves. Embora a tecnologia o permita adentrar por pisos irregulares, é bom não abusar, pois esses veículos saem-se melhor no asfalto que em estradas esburacadas. Talvez esse mercado esteja crescendo pelo fato de que os grandes SUVs consumam muito combustível, e em tempos de aquecimento global e a procura por fontes de combustíveis renovais e não poluentes, esse nicho de mercado possa acabar, e uma ótima saída são os SUVs compactos, que têm uma combinação do melhor dos modelos maiores, com o conforto e habilidade dos carros de passeio.









Audi Q5: O SUV compacto da marca alemã, segue a tradição da marca em design e soluções tecnológicas....










...investe tanto, que quase ninguém mais se espanta com essas inovações



Nenhum comentário: