quinta-feira, 30 de outubro de 2008

De "baby" a Bond...




Com o sucesso do lançamento do Novo Ford Fiesta na Europa, a Ford prepara outro lançamento para este ano, que tem tudo para dar certo. O do também renovado, Ford Ka. O carro que foi apresentado como um excêntrico Conceito, no Salão de Genebra de 1994, e que seria uma opção a já crescente falta de vagas em estacionamentos nas grandes cidades. Posteriormente foi chamado de “baby”, bebê em inglês, quando era um protótipo, lá pelos idos de 1996. Chegando a ser lançado no Salão de Paris do mesmo ano. Na Europa, na época do lançamento, o Ka contava com o motor 1.3 litros de 57 cavalos. No ano seguinte veio para o Brasil. As opções de motores eram os 1.0 de 53,5 cavalos e o 1.2, esse último também servia a versão européia. Em 1999 a Ford apresentou o 1.0 Zetec RoCam de 65 cavalos. Hoje o Ka brasileiro é diferente do modelo europeu. O nosso Novo Ka, que foi lançado em Fevereiro passado, se baseia na plataforma do antigo Fiesta, que virou a versão Fiesta Street por aqui. O design também está defasado face ao modelo europeu. Enquanto o nosso ainda segue o estilo New Edge, usado pelos modelos Ford desde a segunda metade dos anos 1990. O modelo do velho mundo está seguindo o conceito Kinect (cinética) o novo estilo dos Ford na Europa, e compartilha a plataforma com o Fiat 500. Embora o seu desenho lembre e muito os novos Fiesta, Focus e Mondeo. Ambos são fabricados na Polônia. Por lá o carro será oferecido com motores de 1.2 litros, 69 cavalos e cambio manual de 5 marchas, e o 1.3 litros TDCi, turbodiesel de 75 cavalos e a mesma opção da caixa de marchas do 1.2. Entre as novidades, conexão telefônica com Bluetooth, som estéreo de última geração e seis auto-falantes. Além de freios ABS, Air-bags laterais, frontais para motorista e passageiro, ESP com controle de tração, que darão mais segurança ao carro. Todos esses itens de Conforto e Segurança, fazem do pequeno carro um veículo cheio de truques, típicos de agentes secretos, como James Bond. Que aliás, em seu novo filme “007 -Quantum of Solace”, que estréia dia 7 de Novembro, O novo Ka europeu dará as caras. E será conduzido pelo ator Daniel Craig, que interpreta o agente 007, e que dirigiu além do Aston Martin DBS, o Novo Mondeo no filme anterior. Uma coisa é certa: ou o novo Ka está muito chique, ou James Bond está mais modesto.
Novo Ford Ka europeu: plataforma compartilhada com o Fiat 500, mas com linhas que seguem o estilo Kinect, adotado pelos novos modelos da Ford na Europa...
... por lá, o Novo Ka conta com equipamentos de conforto e segurança...
... o modelo nacional, apesar de moderno, utiliza a plataforma do antigo Fiesta....
... a traseira era o principal alvo de discórdia do Ford Ka no Brasil, tanto que em 2002, o modelo produzido por aqui teve a traseira reformulada.

Nenhum comentário: