quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Baixo custo com alta qualidade

A crescente preocupação com o meio ambiente, e agora com a crise nas grandes bolsas de valores em todo o mundo, os maiores fabricantes de automóveis, sobretudo as marcas européias, estão de olho em carros cada vez mais baratos. Não que com o aumento das ofertas por veículos populares elas queiram deixar de lado a qualidade que cada uma delas carrega desde sua criação. Grupos como a Fiat, BMW, Nissan e PSA (Peugeot e Citroën), estão pensando seriamente em lançar veículos com baixo custo de produção e venda, ou lançar marcas específicas para esse nicho. A gigante Indiana TATA, que hoje é dona de marcas como Land Rover , Jaguar e Aston Martin, marcas que antes pertenciam a Ford, apresentou no início do ano o modelo Nano, carro que custaria no mercado externo, algo em torno de US$ 2.500, substituiu muitas peças de metal por plástico e serve as normas técnicas de segurança internacional, outro trunfo é motor construído em alumínio e gera 33cv. A alemã BMW, estuda a possibilidade de criar uma marca para automóveis mais baratos. O carro será feito em parceria com a Fiat e baseado no topolino ( FIAT 500), especula-se que seja a nova Isetta, já que pelo tamanho do Fiat e pelas formas, se parece muito com a foto divulgada pela empresa de um concept baseado nas lendárias Romi Isettas dos anos 50. Já o grupo PSA, também estuda essa possibilidade de criar uma marca popular. Principalmente depois de ver o bom resultado da subsidiária romena da Renault, a Dacia fabricante do Logan lá fora, já que o modelo teve boa aceitação no mercado do Leste europeu. A japonesa Nissan, que é dona da francesa Renault, prevê o lançamento de seu popular em 2011, mas não revela detalhes. Outra preocupação é com os combustíveis. Carros híbridos devem surgir daqui pra frente, em prol da redução de emissões de gases na atmosfera. Mas talvez a razão maior da criação desses veículos, bem como dessas novas fábricas populares, é aumentar ainda mais o leque de opções de carros para mantê-las com bons lucros e enfrentarem qualquer crise. Ontem a Ford e a GM americanas anunciaram fechamento de fábricas e demissões. A primeira fechará as fábricas de picapes e SUVs e outra de impressões de metais no estado do Wisconsin. Já a Ford anunciou 500 demissões em sua filial australiana, isso somado aos mais 350 funcionários demitidos em agosto. Seja pela Crise ou pela consciência ambiental, o que importa é mais pessoas terão acesso a carros cada vez mais baratos e com tecnologia de modelos mais caros, o que vai valer mesmo, além do preço, claro, é a qualidade.



Tata Nano: indiano que veio para chacoalhar o mercado dos carros de baixo custo


BMW Isetta Concept: pode compartilhar a plataforma do Fiat 500, que já é compartilhada com o novo KA europeu

Dacia Logan: romeno fabricado no Brasil pela Renault....concorrência de olho!



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