domingo, 19 de outubro de 2008

Saudade das Grandes...

O nicho de mercado um pouco esquecido nos últimos anos por aqui é o das Picaponas. Antes o brasileiro adorava as picapes maiores. Até a chegada das médias, na década de 90, o páreo era somente das Chevrolet D-20 e Ford F-1000. Com a abertura do mercado para as importações de automóveis em 1991, a cena mudou. Vieram as médias Mitsubishi L-200, Toyota Hilux e Nissan King cab. Até a Peugeot chegou a importar a sua pick-up 505 GRD. Mas a briga aumentou em 1994, quando a Ford trouxe a Ranger dos Estados Unidos. No ano seguinte a GM lançou a S-10 brasileira, com desenho diferente da versão americana. Mas foi em 1997 que o mercado das Picapes maiores ganhou força como outrora. Mais uma vez a GM foi quem começou a briga, lançando a Silverado igual ao modelo americano. A Ford que havia modificado um ano antes a F-1000, não conseguiu bater as vendas e as inovações da picape da GM. Restou no ano seguinte trazer a F-250 para bater na Chevrolet Silverado. O que deu certo. Hoje a única representante de uma montadora instalada por aqui é o modelo da Ford, que lá fora está uma geração a frente da nossa, e que concorre com modelos importados como a também enorme Dodge Ram. O mercado internacional das picapes gigantes cresce a cada ano em número de modelos disponíveis no mercado, veja alguns modelos que rodam pelas estradas no resto do mundo:

Toyota Tundra: a gigante japonesa, também possui a sua enorme picape, que nesse ano ganhou novo visual, moderno e avantajado. Com três opções de carroceria, a de cabine simples, a cabine dupla e a versão Crewmax, cabine dubla estendida e com quatro portas. Nas versões cabine simples e Dupla, a Tundra oferece os motores começam com o 4.0 V6, passando pelos 4.7 e 5.7 V8, as duas versões têm tração 4x2 e 4x4. Já a versão Crewmax , tem os motores 4.7 e 5.7 V8 e também conta com as trações 4x2 e 4x4.


Toyota Tundra: belo visual e dimensões gigantescas






Ford F-Series : a clássica série de picapes da Ford, ganhou esse ano uma nova carroceria, como modelo 2009 e que as deixaram as F-250, 350 e 450 ainda mais robustas. Os motores são os potentes Triton 5.4 V8 e 6.8 V10 e o Power Stroke 6.4 V8. Todas têm cabine estendida, mas a versões de cabine dupla e quatro portas (Crewcab), e a versão Super-duty com um volume maior na caçamba, e com as rodas traseiras mais largas (F-450). Todos os modelos têm opções de tração 4x2 ou 4x4.


Ford F- Series: 250, 350, ou 450, as antológicas picaponas Ford resistem ao tempo com um belo design







Honda Ridgeline: Com um desenho bem diferente de todas as outras picaponas, essa japonesa faz o seu diferencial. A Honda Ridgeline conta com muito luxo, GPS, Bluetooth e bancos de couro. Possui três versões de acabamento, RT, RTS e RTL. Todas com cabine dupla, tração integral nas quatro rodas e motor 3.5 V6 de 24 válvulas.




Honda Ridgeline: conforto e estilo pra ninguém botar defeito







Nissan Titan: Outra japonesa grande e com visual moderno e ao mesmo tempo delicado, lembra outros modelos da marca como as SUVs Armada e Pathfinder. Tem quatro vesrões de acabamento, a XE,SE, PRO-4X e LE. Todas são oferecidas com opções de cabines estendida( King Cab) e dupla (Crew Cab) com quatro portas. Opção de motor única em todos os modelos, 5.6 V8 de 32 válvulas e com tração. Exceto a versão XE, que só é oferecida com tração 4x2, todas as outras têm opções 4x2 ou 4x4. As versões King Cab têm a caçamba estendida.





Nissan Titan: a irmã maior da Frontier, tem ótimas motorizações e tração integral em todas as versões






Chevrolet Silverado: Apesar de ter saído do mercado nacional em 2004, a Silverado continua a ser fabricada e vendida nos Estados Unidos. Por lá ela já passou por uma re-estilização completa e um face-lifting. Tem três opções de modelos, a 1500, 2500HD e 3500HD.as opções de cabine são simples, cabine estendida, cabine dupla quatro portas. E todas podem têm a opção caçamba estendida. Contam com os motores Vortec 4.3 V6, 4.8, 5.3 E 6.0 V8, além dos 5.3, 6.0 e 6.2 V8 Flex. O modelo da Chevrolet tem trações 4X2 ou 4X4.



Chevrolet Silverado: outra veterana que o tempo só faz bem





Chevrolet Avalanche: Picape com proposta diferente, que vem desde a época dos saudosos El camino: Transformar picapes em sedans, porém nesse caso trata-se de um veículo bem maior que o médio El Camino, famoso Chevrolet dos anos 60,70 e 80. A Avalanche nada mais é do que uma versão bem luxuosa da Silverado. Com três opções de motores e níveis de acabamento, que estão divididos pelas letras LS, LT 1 e 2 e LTZ. Os motores também são da linha Vortec, 5.3 V8 Flex, 5.8 V8 a gasolina e o 6.0 V8, também a gasolina. Entre os equipamentos, possui Bluetooth de série, ajuste de pedais, equipamento de som de última geração, câmera para a visão traseira acoplada nos retrovisores e sistema de partida remota. As tração também pode ser escolhida.





Chevrolet Avalanche: a pós-graduação dos modelos El Camino






Cadillac EXT: Se a Avalanche é a versão de luxo da Silverado, essa é a versão de Luxo da Avalanche. Nascida em 2001 como integrante da linha Escalade, a EXT sempre teve essa nomenclatura, Antes o nome do modelo era Escalade EXT, inclusive quando figurou no segundo filme da trilogia Matrix, na famosa cena de perseguição em uma rodovia. A picape divide a plataforma com a Chevrolet Avalanche e a GMC Sierra. Só tem uma opção de motor o Gen IV 6.2 V8 e tração nas quatro rodas. E seu pacote de equipamentos possui todo o luxo que se possa imaginar, algo que nos Cadillac sempre é de série.




Cadillac EXT: o superlativo do luxo






Dodge Ram: Avantajada! Esse é o termo que melhor personifica a picape da Dodge. Seu tamanho é quase igual ao de um caminhão, quer seja pela altura, quer seja pelo seu comprimento, achar vaga em um estacionamento de um Shopping Center então?...
Nos Estados Unidos é oferecida em várias opções de carrocerias: cabine dupla, estendida, chassi curto e longo, caçamba estendida...e as opções de motores nas linhas 1500, 2500 e 3500 é sempre a mesma, um Hemi 5.7 V8, com tração 4x2 ou 4x4. Ano que vem a carroceria da picape será mudada, e com a mudança virá a versão 1500 com os motores 4.7 V8 e o Hemi 5.7 V8.



Dodge Ram 2009: mudanças a vista...







...mas o modelo atual ainda faz bonito



Infelizmente no Brasil esse nicho está em baixa, e poucas marcas ousam a lançar modelos de picapes maiores, pois as médias dominam esse mercado no país. Parece que a era da grandes picapes ficarão apenas em nossas memórias. E deverão ficar lá por muito tempo.

Nenhum comentário: