Cada país tem o seu modo de fazer carros esportivos. Os italianos, têm o belo design aerodinâmico e potência em suas macchinas, os americanos têm o enorme capô e motores envenenados, os alemães e os ingleses têm potentes modelos usados nas pistas de todo o mundo, já os japoneses, investem em muita eletrônica e potência em motores cada vez menores. Mas há um país que está criando um novo tipo de esportivos; a Austrália. Na terra dos cangurus, um dos maiores exemplos de esportividade, não vêm de superesportivos, nem de coupés envenenados, lógico que lá também há desses carros, nem tampouco de sedans com motores potentes. Mas sim das picapes leves, baseadas neles. Os dois maiores exemplos dessas “picapinhas endiabradas” são as Holden VE Ute, e a Ford Falcon Ute XR. A primeira tem os motores Alloytec V6 e V8, e as versões Omega, com o 3.6 litros V6 e 195 cv com câmbio manual de 6 velocidades; a SV6 que conta com o mesmo motor, porém o cambio pode variar entre um automático com 5 velocidades e o manual com 6; a SS conta com um poderoso motor 6.0 litros V8 de 270 cv e a SS V, que também utiliza o mesmo V8 da SS. Ambas são equipadas com as opções de câmbios de 5 marchas automático, ou 6 manuais. O carro é feito sobre a base da família Commodore, a versão do Omega brasileiro na Austrália, antes chamadas de Commodore VR e agora VE UT, e também do antigo coupé da marca chamado Monaro, que serviu de base em 2004, para o novo Pontiac GTO. Hoje o Commodore compartilha a sua carroceria com o Pontiac G8, o sucessor do último GTO. A picapinha, também atiçou o gosto do americano, que devem ganhar em breve a versão americana das Holden VE. Trata-se da Pontiac G8 ST (Sport Truck), que por lá será envenenadíssima. O motor será um V8 6.0 litros capaz de desenvolver 361 cv! Com tanta potência é capaz da picape alçar vôo. A concorrente da Australiana Holden VE Ute, é a Ford Falcon Ute XR , a picape é derivada do sedan de mesmo nome. São quatro opções de motores: o 4.0 Turbo V6, de 195 cv, 4.0 V6 de 195 cv e o 4.0 V6 E-Gas, que reduz o consumo e a quantidade de emissões de CO2 na atmosfera, e o poderoso 5.4 Boss 290 V8, que desenvolve 290cv e equipa a versão XR8, a versão top-de-linha. As vesrãoes contam com câmbios de 6, 5 ou 4 velocidades, manuais ou automáticos, dependem das versões e configurações de motores. Tanto o modelo da Ford, quanto o modelo da subsidiária da GM na Austrália, contam com todos os itens de segurança, como ABS de última geração. Com freios ventilados, ESP e controle eletrônico de tração. Tudo isso para que a segurança de quem os dirija esteja garantida, porque com certeza em termos de diversão e adrenalina, ambas têm para dar e vender. Resta saber se a onda das picapinhas ariscas conquistará o resto do mundo, pois na Oceania, esportividade também combina com carregar peso, que pelo visto o destas deve ser bem pesado.
Holden VE Ute: a picapinha australiana emana a esportividade...
... a carroceria é baseada nos sedans da família Commodore, a mesma do Omega vendido por aqui...
...tanto desempenho inspirou a GM americana, que lançará a Pontiac G8 ST, versão americana da Holden VE (foto acima)
Ford Falcon Ute XR: a filial australiana da Ford, também tem a sua picapinha envenenada...
... sobretudo a versão XR8, com o potente motor 5.4 Boss 290V8 de 290cv
Um comentário:
These are some nice trucks. I'm not familiar with its design since I don't own one. I am trying to learn from it somehow.
Postar um comentário