quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Skoda Octavia: carro chega a terceira geração com belo design e muita tecnologia







Um marca pouco conhecida no Brasil, mas que está revolucionando o modo de produzir veículos na Europa é a Tcheca Skoda Auto ( lê-se Ishkóda Auto). A marca foi fundada em 1925, e é uma das fábricas de automóveis mais velhas do mundo. Em 1991 tornou-se subsidiária da Volkswagen, de onde consolidou ainda mais a tecnologia e a qualidade de seus carros. Um de seus modelos mais festejados é a linha de sedans médios Octavia, modelo lançado em 1996, e que compartilhava a plataforma com outros veículos das marcas que fazem parte do conglomerado VW, como o Audi A3, Volkswagen Golf geração IV e o Seat Léon. Esse ano a marca apresentou a terceira geração do distinto modelo da marca Tcheca. O novo Octavia, além do novo e belíssimo desenho da carroceria, principalmente os faróis dianteiros que dão um ar agressivo ao carro, conta com três níveis de acabamento; Confort, Ambition e Elegance, e é oferecido nas carrocerias sedan e perua (chamada de Octavia Kombi), todas elas contam com itens como ESP, duplo air-bag, frontal e lateral, a partira da configuração Ambition, há air-bags para a cabeça dos passageiros que viajam nos bancos traseiros e também cortina lateral. O habitáculo tem muito luxo, detalhes e equipamentos que o deixa no mesmo patamar de veículos como os da BMW e Audi. Um desses equipamentos é o revolucionário cambio DSG 7, cambio com transmissão automática e sete velocidades, que futuramente estará em outros modelos da Volkswagen, como no Pólo 2010. Os motores contam inicialmente com quatro opções, 1.4 MPI com 80cv (cavalos de potência) , 1.4 TSI de 122 cv, 1.8 TSI de 160 cv e o 2.0 TFSI de 200cv, todos a gasolina. As versões TSI são as únicas que contam com o cambio DSG7. As versões de motores a diesel ainda não foram apresentadas, mas possivelmente serão os 1.9 TDI(Turbodiesel), de 105cv, e o 2.0 TDI de 140 cv. O carro estará disponível a venda, a partir do segundo bimestre de 2009 e, como a própria marca o define, é a “perfeita fusão da tecnologia com o design”, nisso ela tem razão, e não é a toa que o desde o seu lançamento, no Salão de Paris de 1996, o carro já vendeu aproximadamente, dois milhões de unidades nos países dos cinco continentes aonde a marca está presente. E com essa combinação as vendas e o sucesso do modelo só tendem a crescer.






Skoda Octavia: elegância presente tanto na dianteira, quanto na traseira....

















... pormenores da "fusão entre o design e a tecnologia", como os belos faróis dianteiros, o luxo e os instrumentos do interior e os novos motores TSI, que contam com a transmissão automática DSG 7...




... o carro contará com três níveis de acabamento: Confort, Ambition e Elegance





Há ainda a bela versão perua, chamada Octavia Kombi






Nenhum comentário: