Em 2002 quando a Porsche anunciou o lançamento do Porsche Cayenne, o primeiro Utilitário esportivo da marca, os fãs da famosa marca alemã de esportivos bateram os pés, disseram até que o novo Porsche era coisa de mulher....quanto preconceito! Na época a empresa estava a beira de uma crise econômica, pois os seus esportivos não estavam vendendo bem, então eles decidiram enveredar em outros nichos de mercado, pensava-se em um utilitário e em um sedã... para o desespero dos fãs da marca que achavam inimaginável uma marca de esportivos fabricar um carro desse porte. Mas o que eles esqueceram é que SUV também é um esportivo, só que maior e de luxo. Não era a primeira vez que uma marca de esportivos fabricava um utilitário. Em 1986 a italiana Lamborghini havia lançado um utilitário, o LM002, que logo ganhou um apelido de " Rambo Lambo " tinha o motor V12 do Countach que emanava mais de 420cv de potência e tração nas quatro rodas. Sua produção totalizou 328 unidades. Conta-se que o exército saudita encomendou 40 deles para combater os contrabandistas de bebidas alcoólicas, proibidas entre os muçulmanos, e o veículo foi produzido até 1992. Voltando ao Cayenne, ele se tornou um sucesso, salvou a Porsche da crise e é hoje o segundo modelo mais vendido da marca, perde apenas para a famosa série 911 que tem quinze versões entre cupês e conversíveis, já o Cayenne só tem três opções de motorização, o 3.6 V6, 4.2 V8 e o 4.6 V8 Turbo e compartilha a plataforma com o Volkswagem Touareg e com o Crossover Audi Q7. O sucesso dos Utilitários das grandes marcas esporivas não pára por aí. A italianíssima Ferrari anunciou que pretende lançar também um Utilitário Esportivo para desespero dos Tifosos_ fãs da marca _ que achavam impossível a marca lançar outros tipos de veículos. Por enquanto a Ferrari está desenvolvendo um conceito de SUV, que será apresentado apenas em 2010, tem o nome provisório de F151 e se baseia na plataforma da 612 Scaglietti e terá versões V8 e V12 4X4. Os efeitos das novas possibilidades entre as tradicionais marcas de esportivos ainda prometem um sedã da Porsche, chamado Panamera, que já teve detalhes da dianteira revelados no site da marca, já a Lamborghini, acabou de apresentar um coupé de quatro portas! O estoque foi apresentado semana passada em Paris, ainda é um protótipo, mas está bem cotado para ir a linha de produção em breve. E na briga por mercado entre as montadoras de supermáquinas tamanho pode virar documento...quem viver verá!
Lamborghini LM 002 : primeiro utilitário de um fabricante de superesportivos
Porsche Cayenne: ousadia que deu certo
Ferrari F151 Concept: revendo conceitos
Nenhum comentário:
Postar um comentário