Grandes como um utilitário, confortáveis como um sedan e a praticidade de uma van. Essas são as características dos automóveis denominados Crossover ( o próprio nome já denuncia que se trata de modelos híbridos) que estão dominando todo o planeta. Os primeiros veículos dessa categoria surgiram nos Estados Unidos no início dessa década. Hoje a maioria dos fabricantes de outros continentes, como o europeu e o asiático, têm em sua gama pelo menos um modelo desse tipo. No Brasil aos poucos os Crossover estão chegando. A sua faixa de preço beira os R$ 100.000 e por aqui todos os Crossovers do mercado são importados, como os Nissan Murano, Audi Q7, BMW X6. A Volvo deverá apresentar no Salão do Automóvel o XC60, seu representante nesse segmento que teve sua estréia em Março, no Salão de Genebra na Suíça e deve custar na faixa dos R$ 200.000. Outra que também prometeu trazer o seu Crossover ao Salão de São Paulo foi a Ford, com o modelo Edge, que deverá custar em torno de R$ 150.000, para fazer frente ao recém chegado Chevrolet Captiva, que a GM importa do México e seus preços começam a R$ 93.000. Esses veículos contabilizam dois pontos positivos. Apesar de serem quase do tamanho de um SUV ( sigla para Veículos Utilitários Esportivos) é que os seus motores são os mesmos de um carro de passeio, mas a tração 4x4 veio dos utilitários. Além do mais são ótimos para viagens longas e têm muita tecnologia e itens de conforto que fazem lembrar um grande sedan. O que os diferencia definitivamente é que eles são mais voltados para as áreas urbanas. Trilhas? Nem pensar! Isso é coisa para os off-roads bem mais rústicos e maiores, e quem iria querer colocar todo esse luxo na lama?
Volvo XC 60: o mais novo da classe
Nissan Murano: Um dos primeiros no Brasil
Ford Edge: Chega para encarar o Chevrolet Captiva
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