Há 40 anos atrás nascia uma das séries mais clássicas da indústria automobilística. A linha XJ da Jaguar Cars. O projeto dos modelos XJ, ainda fora supervisionado pelo fundador da marca, Sir. William Lyons, que sem saber acabou criando um dos carros mais venerados e luxuosos do mundo. E que viraria símbolo de status entre personalidades famosas, astros da música e do cinema, e toda a realeza, dentro e fora da Inglaterra. Esse ano a linha XJ passou por um restyling, que modificou um pouco a carroceria, que desde 2003 seguia sem alterações. A linha é composta por cinco modelos, o XJ8, XJ8L, Vanden Plas, Super V8 e o esportivo XJR. Todos contam com os motores feitos de alumínio, DOHC 4.2 V8, e com potências que variam entre 300cv e 400cv. Os motores mais potentes equipam as versões Super V8 e XJR. O sedan, ou seria limousine?, esportiva XJR, é a resposta da marca inglesa a supremacia alemã nessa categoria. A grade cromada o diferencia das outras versões da família XJ, bem como as suas rodas de 20” (polegadas) e as entradas de ar na lateral. O carro ainda conta com bancos de couro e detalhes em alumínio no interior, que disponibiliza uma ótima ergonomia tanto ao seu condutor, como também aos outros quatro ocupantes do enorme sedan. A transmissão é feita pelo cambio automático ZF de seis velocidades. Apesar do enorme tamanho, o carro é bastante ágil. A suspensão se adapta automaticamente ao nível de direção do condutor, proporcionando um alto nível de conforto. A ótima vedação do XJR, não deixa escapar nenhum ruído externo para o interior. O bom acabamento da cabine, só realça a tradição dos felinos da marca inglesa no quesito luxo. O carro ainda conta com controle de estabilidade que também pode ser desligado, em caso de pisos mais regulares, ou se o condutor quiser intervir na condução do veículo. O único defeito...além do preço claro, é a tamanha potência do motor, que bebe demais. O carrão consome 15,9 litros a cada 100km. Mas quem pode pagar por um Jaguar como esse, não deve ligar muito para o consumo de seu motor. Nem um pouco!
Jaguar XJR: o esportivo da família das grandes limousines da marca inglesa é diferenciado pela grade do radiado cromada...
...mas também pela entrada de ar na lateral...
... apesar do recente restyling, o carro pouco evoluiu da carroceria de 2003...
... no interior luxo e detalhes em alumínio
Nenhum comentário:
Postar um comentário