terça-feira, 24 de novembro de 2009

Abandonando o luxo: Renault anuncia o fim do Vel Satis...



A crise econômica fez muitos fabricantes repensarem os seus planos quanto a modelos que estarão em linha nos próximos anos, bem como o fechamento de algumas divisões de grandes conglomerados, como fez a General Motors.

E essa “seleção natural” imposta pela crise, fez com que a francesa Renault decidisse tirar de linha o seu modelo top, o sedan com ares de hatchback Vel Satis. O modelo apresentado em 2001 para substituir a linha Safrane, não garantiu boas vendas e nem tampouco ganhou o destaque merecido nos veículos de mídias automotivas.

Não que o Vel Satis fosse um carro ruim, muito pelo contrário, em seu interior estão presentes todas as inovações tecnológicas do grupo francês, tanto que algumas delas foram colocadas nas versões mais luxuosas de modelos menores como as linhas Mégane e Laguna.

A previsão da marca era de que o Vel Satis tivesse 50.000 unidades vendidas por ano, no que fracassou. Hoje o modelo contabiliza apenas 62.000 unidades vendidas desde o seu lançamento em 2001. O modelo seria a resposta da marca francesa aos modelos da indústria alemã.

O luxuoso sedan, assim como o exótico coupé Avantime, teve o seu desenvolvimento bastante inspirado em linhas futuristas e modernas, mas parece que o público não aderiu, ou não estava preparado para tanta modernidade, sepultando o Avantime dois anos depois de lançado, e agora o Vel Satis.

O Vel Satis não será mais fabricado, e a marca até agora não se pronunciou estar desenvolvendo algum novo modelo para ocupar o seu lugar, que pelo visto, deve apostar nas linhas mais em conta, abandonando a categoria de alto luxo. Um final bucólico para um dos poucos modelos da indústria francesa que investia no alto luxo para barrar modelos alemães e ingleses, provando que os franceses também têm luxo, para dar e vender.

2 comentários:

De Gennaro Motors disse...

nunca achei legal este modelo!

Francisco J.Pellegrino disse...

Aqui no Brasil, tirando a Station Megane, o resto da linha Renault a mim não tem atratividade nenhuma.