terça-feira, 21 de abril de 2009

Negócio da China: Buick apresenta o conceito Business MPV voltado para ser uma sala de reuniões móvel...







Parece que a Buick, antológica subsidiária americana da GM e um dos fabricantes de automóveis mais antigos do mundo, gostou de apresentar seus conceitos durante o Salão de Xangai. Depois de ter apresentado o conceito do Riviera há dois anos, agora a marca revela o conceito Business, um veículo multi-uso, ou MPV, sigla que designa os automóveis desse nicho.

Mas ao contrário do esportivo exibido na mostra em 2007, o Business foi totalmente desenvolvido pela base asiática da GM (a PATAC), enquanto o Riviera havia sido desenvolvido por engenheiros americanos e chineses.

Se por fora o Business não apresenta nenhuma revolução de design face aos modelos da Buick em produção, é no interior que o carro revela suas pretensões. O Business, como o próprio nome revela, foi feito para negócios. O interior foi desenvolvido para se tornar uma sala de reuniões móvel.

Lá o Business oferece mesa sobre o console, assentos giratórios capazes de colocar um passageiro defronte a outro, tudo para ressaltar a proposta de “negócios” do veículo. O carro oferece espaço para seis passageiros. Entre as novidades, estão Sky-roof, portas deslizantes com acionamento elétrico e rodas de 20 polegadas, tudo para garantir que os negócios sejam fechados com todo o conforto.

O motor do automóvel que está na mostra é um 2.4 litros de quatro cilindros, híbrido. Uma forma de demonstrar a preocupação da Buick com o meio ambiente, além da economia de combustível, já que esse motor apresenta um sistema de travagem regenerativa, desligando um dos motores de acordo com o tipo de direção ou as necessidades de quem o dirige.

Por ora a marca não anunciou se o seu projeto será levado à frente, mas o carro representa um passo dado pela PATAC em desenvolvimento de carros sem interferências diretas da matriz americana e da visão dos chineses para um novo nicho de mercado. Se essa idéia der certo o Business louvará a famosa expressão, representando para a Buick o “negócio da China”.













Buick Business Concept: a filial chinesa da Buick apresenta um veículo multi-uso para os negócios chineses na mostra de Xangai...


















... por fora o veículo não se mostra tão avançado assim, exceto pelo enorme Sky-roof...













... por dentro a coisa muda, o Business revela em seu interior uma sala de reuniões móvel, com mesa sobre o console central e bancos giratórios, que podem ficar dispostos um em frente ao outro.

Nenhum comentário: