domingo, 30 de agosto de 2009

Visões bávaras: BMW revela detalhes e imagens de seu conceito Vision Efficient Dynamics, que estará em Frankfurt...




Tecnologia é um dos principais trunfos da indústria automobilística alemã. A cada ano os carros desenvolvidos pelos fabricantes deste país viram verdadeiros laboratórios de pesquisas de público e de novos conceitos do que as outras marcas mundiais de automóveis disponibilizarão em breve.

Uma das marcas que mais investem em projetos buscando soluções para problemas como as emissões de CO2 é a BMW. Tanto que a marca está desenvolvendo um carro esportivo combinando a potência de um M3, porém emitindo apenas 50g/Km de gases poluentes.

O conceito Vision Efficient Dynamics que a BMW levará ao Salão de Frankfurt, no mês que vem, unirá as performances de um modelo esportivo com as normas do ato Euro 5, lei que entrará em vigor na Europa a partir de 2012 que legislará as reduções das emissões de gases poluentes nos países membros da União européia.

Para poluir menos e aumentar as performances, o modelo leva em sua carroceria materiais leves, como áreas envidraçadas do teto e das portas são confeccionadas com um vidro especial de policarbonato. Aliás, o vidro está presente por quase toda a carroceria escurece quando no ambiente há muita emissão de luz.

O design do Vison foi baseado no conceito M1 Homage, conceito da marca apresentado no ano passado, porém com alguns detalhes ausentes no Homage, como as portas que abrem para cima, no estilo tesoura.

Sob o capô do Vision, um motor de 1,5 litros, três cilindros, turbodiesel com injeção direta de combustível, que desenvolve uma potência de 163 cv, trabalha em conjunto com dois motores elétricos, um para cada eixo, juntos com um par de baterias de lítio-íon além de um software que modula e gerencia os três motores, que juntos desenvolvem uma potência de 356 cv e um torque de 226,7 kgfm.

Este motor pode trabalhar tanto de forma conjunta entre os três motores, ou em parte, utilizando apenas o motor a diesel. A transmissão é feita por um cambio de seis velocidades e dupla embreagem, porém manda força apenas para as rodas traseiras, onde estão acoplados o motor “convencional” a diesel e um elétrico, dando a parte híbrida do projeto, o da dianteira é o outro elétrico e trabalha sozinho. Já no modo elétrico, os dois motores trabalham em conjunto para dar força às quatro rodas do Vision Efficient Dynamics.

Os números, segundo a marca são impressionantes. O Vision Efficient Dynamics alcança a velocidade máxima de 250 km/h, e vai de 0 a 100 km/h em menos de 4,8 segundos, o modelo ainda economiza algo em torno de 107 Km de combustível em relação a um modelo convencional e registra 99 g/Km de emissões de CO2. Quando liga apenas ao motor a bateria, esse número baixa para 50 g/Km de CO2. Para carregar as baterias, basta plugá-lo em uma fonte convencional de 220 volts. E é necessário quase três horas para recarregá-las, segundo a marca esse tempo reduz para 40 minutos se for utilizada uma fonte de 380 volts.

Ainda segundo a BMW, o Vision pode ter uma autonomia de 645 km com combustível, ou algo em torno de 50 Km funcionando apenas com as baterias. O conceito foi desenvolvido para receber uma parafernália cibernética, com softwares desenvolvidos para dar suporte a quaisquer partes do veículo. Esses softwares farão leituras constantes dos sistemas do Vision, interpretando os dados permitindo um funcionamento mais eficiente do veículo. Esses dados vão desde o nível de combustível ao uso desnecessário, por exemplo, ao sistema de navegação do tráfego, tudo isso para melhorar a dirigibilidade de seu condutor.

Com todas essas inovações, o conceito da marca bávara será mais um marco da indústria automobilística alemã e, mesmo sem ir às ruas, muitas das soluções tecnológicas presentes nesse conceito certamente serão aplicadas em seus futuros modelos. Prova de que, de fato, os carros alemães ainda darão muitas idéias ao setor automobilístico mundial, sendo essas viáveis ou mero exercício tecnológico.






BMW Vision Efficient Dynamics Concept: conceito que une design, potência e baixas emissões de gases poluentes é a proposta da marca bávara de um esportivo plug-in...












...o estilo um tanto exótico pode não agradar a todos, mas muitas das soluções tecnológicas empregadas ao conceito podem ganhar as ruas em breve...










...a utilização de softwares de última geração e os materiais leves da carroceria fazem o modelo tornar-se muito eficiente.




Veja o vídeo do Conceito aqui...


Um comentário:

De Gennaro Motors disse...

NA boa ! sou totalmente contra estes carros futuristicos!