sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Para todas as estações: Pontiac prepara lançamento do Solstice GXP, a versão coupé de seu esportivo, para a Primavera...









Famosa por seus carrões esportivos na década de 1960, a Pontiac, divisão esportiva da General Motors, aposta de novo em novos esportivos. Já não tão musculosos como os lendários Trans Am Firebird, mas com aparatos tecnológicos e motores potentes, além do desenho chamativo, e por que não dizer sexy?

Um dos carros dessa retomada da marca, que desde o início dessa década se esforça para preencher a lacuna deixada com o encerramento da produção da linha Firebird, é o esportivo Solstice. Primeiro o carro foi lançado na versão roadster. Agora a marca prepara a versão com teto rígido do carro para competir com estrelas de peso como os BMW Z4, Porsche Boxster e Mercedes SLK.

O Solstice nasceu de um conceito de mesmo nome em 2002, e foi apresentado no Salão de Genebra do mesmo ano. O conceito já tinha teto rígido e fora inspirado no sucesso do rival alemão BMW Z4 Coupé. A versão roadster foi lançada em 2006, e logo deu as caras em filmes como Transformers em 2007, e também na série de quadrinhos americana Rush City, da editora DC Comics.

A versão GXP foi mostrada no ano passado como conceito. A versão de produção ainda não foi lançada, porém versões pré-série já estão sendo testadas por revistas especializadas nos Estados Unidos, e as primeiras impressões do Solstice de teto rígido foram positivas.

Embora se reclame do espaço interno, há ressalvas para o teto rígido removível, tipo targa, além da presença que o modelo causa por onde quer que passe, chegando até mesmo a ultrapassar a “excitação” causada pela versão conversível.

O carro ainda compartilha a carroceria com modelos de outras marcas do conglomerado GM, como os Opel GT e Saturn Sky. Sob o capô o GXP trará o novo motor Ecotec VVT turboalimentado, capaz de gerar 260 cavalos de potência, e com maior economia de combustível na estrada que outros modelos como o Audi TT ou Honda S2000.

Com todos esses atributos a marca espera recuperar a alma esportiva de outrora e fazer do Solstice um novo Clássico da casa, que mesmo sem a famosa musculatura e tamanho reduzido face aos antigos esportivos da marca, é uma festa para os olhos e para quem o guia. A previsão é de que o Solstice GXP chegue as lojas até a primavera de 2009, mas o que a marca pretende mesmo é obter sucesso com o modelo com ou sem capota seja em dias de sol ou de chuva.

























Pontiac Solstice GXP: a famosa marca de esportivos da GM prepara a versão coupé do Solstice...








... o carro terá o motor ECOtec VVT turboalimentado de 260 cavalos de potência e consumo reduzido de combustível...








... mas como nem tudo é perfeito, o belo interior peca no espaço.

Um comentário:

De Gennaro Motors disse...

eu gostei muito desta versão ! lembra o interior de um corvette