sexta-feira, 1 de abril de 2011

Abrindo conceitos: Salão do Automóvel de Seul tem abertura repleta de concept cars...


Enquanto os tão esperados salões de Nova Iorque e Xangai não chegam, o Salão do Automóvel de Seul abre as portas e mostra novidades conceituais e de modelos de linha, que estarão em breve pelas ruas do ocidente e do oriente ou em outras mostra mundo afora.

Dentre as principais novidades apresentadas neste primeiro dia, os holofotes estavam apontados sobretudo para os concept cars, alguns deles serão mostrados neste post:

Chevrolet Mi-Ray 

Concebido no centro de design da marca americana na Coréia do Sul, o roadster conceitual mostrado em Seul tem linhas bem futurísticas, chegando a lembrar o Stingray Concept de 2009, mas com pretensões bem menores que o conceito do ‘vette de dois anos atrás.

Uma delas é o motor híbrido do Mi-Ray, que conta com um elétrico com potência de 15 Kw, localizado na parte dianteira do conceito, e um motor de 1.5 litros com câmbio de dupla embreagem que gerencia as rodas traseiras.

O motor elétrico pode ser carregado em casa plugando direto na tomada, e suas baterias também recarregam quando é utilizado o sistema de frenagem, num sistema similar ao KERS dos carros de F1, e sem utilizar o combustível do motor a gasolina para gerar energia elétrica como nos atuais carros plug-in.

A carroceria é feita com uma mistura de plástico reforçado e fibra de carbono, material também utilizado nas rodas deste roadster conceito. Não se sabe se o Mi-Ray será produzido ou não, mas a Chevrolet garantiu que ele simboliza o que deveriam ser os rodster do futuro.



Chevrolet Mi-Ray: conceito de roadster da marca americana tem design desenvolvido pelo seu centro de estilo na Coréia do Sul, e motor híbrido.

Hyundai Blue2

 A marca sul coreana apresenta em sua casa mais um conceito calcado nos baixos níveis de emissões e motor movido a combustíveis alternativos. O Blue2 traz as já conhecidas linhas fluídas dos novos modelos Hyundai, porém com detalhes futurísticos que parecem ter saído de uma obra de ficção científica.

Dentre as inovações, o motor utiliza a célula de combustível Blue Drive desenvolvida pela Hyundai, que junto com a fórmula química da água (H2O) deram o nome ao conceito. Outro chamariz do Blue2 está em seu interior. O conceito tem uma tela de criatal de alta resistência com o inovador Gorilla Glass ( o mesmo tipo de vidro utilizado em telefones celulares de última geração), que junto com o sistema de controle táctil “Motion Sensor Moustick” proporciona uma sensação de resistência ao sistema de navegação e lazer, através  de vibrações  quando a tela é tocada.

O Blue2 possivelmente não deverá entrar na linha de produção da Hyundai, mas muitos de seus elementos deverão ser incorporados nos futuros modelos de linha da marca sul coreana, que vem  cada vez mais inovando não apenas com propostas conceituais, mas com os próprios modelos de linha à venda.





Hyundai Blue2: sedan high-tec da marca sul coreana tem design futurístico e muitos aparatos tecnológicos de causar inveja as produções hollywoodianas de Sci-fi.

Kia Naimo

O nome Naimo é uma corruptela da palavra quadrado em coreano (mo-NIH), as linhas deste conceito de crossover elétrico chega a lembrar as do Soul, porém o conceito é bem menor que o revolucionário modelo de produção da Kia Motors.

As linhas chama a atenção pelo pára-brisa dianteiro envolvente, o teto panorâmico e a utilização de Luzes Led na carroceria, que não possui entradas de ar, uma vez que o Naimo possui um motor elétrico e não precisa de uma carroceria muito vazada.

As baterias estão dispostas sob o piso do Naimo, e são confeccionadas em polímero de Lítio, e têm autonomia, segundo a marca de 200 Km por carga. Ainda segundo a marca, as baterias podem ser recarregadas em cinco horas no ciclo normal, e 85% em apenas 25 minutos, quando se utiliza um carregador rápido.

O conceito está impressionando os presentes no evento, que o acham possível de ser fabricado, porém com algumas modificações, sobretudo na carroceria, que possui teto feito com uma espécie de papel mais resistente, e o fato da própria Kia ter declarado uma futura frota de carros elétricos, o que supõe haver espaço para um crossover compacto, como o Naimo.



Kia Naimo: conceito de crossover compacto impressiona pelas linhas modernas e interior espaçoso.    




Nenhum comentário: