segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Véu caído: Hyundai divulga imagens e informações do esportivo Veloster...



Inovação é um item que a maioria das fabricantes de automóveis tentam colocar a cada novo automóvel que chega ao mercado, quer seja no quesito estética, ou mesmo na criação de novos nichos de mercado, algo bem corrente nestes últimos anos desta primeira década do ano 2000.

E assim mais uma vez, uma marca sul coreana tenta inovar com o seu mais novo lançamento. Hoje a Hyundai finalmente despiu o Veloster, o mais novo integrante de sua gama com vocações esportivas, e que desde o final do ano passado havia sido flagrado camuflado por vários editoriais do meio automobilístico de quase todo planeta.

O modelo pretendo concorrer como modelos mais compactos, como o aclamado Honda CR-Z, o ilustre Scion tC e o mini Cooper Clubman, deixando a briga dos super esportivos para o coupé da linha Genesis, embora mesmo este seja bem tímido quando o assunto é altas performances.

O Veloster foi desenvolvido a partir da plataforma do Hyundai i30, também compartilhada pelo Kia Pro C’eed, talvez por isso esteja mais para um esportivo mais racional econômico, que para um legítimo puro sangue, por isso seu interior foi calcado para oferecer um conforto de um compact Premium com um motor um tanto mais ágil que modelos voltados ao dia a dia.  

Mas dentro das suas pretensões, o Veloster deverá surpreender e dar uma chacoalhada no mercado dos coupé compactos de médias performances no disputado mercado americano, para onde o modelo praticamente foi desenvolvido. O motor quatro cilindros de 1.6 litros da linha GDI da marca sul coreana, tem potência de 138 cavalos e níveis de emissões beirando  40 mpg.

O Veloster terá um cambio manual de seis velocidades, e deverá receber uma caixa com dupla embreagem no decorrer do ano, se tornando o primeiro modelo Hyundai a disponibilizar esta opção de câmbio. Outra inovação é o sistema “Eco Active”, que controla o ponto de trocas e as rotações do motor para economizar combustível em cerca de sete por cento, comparado aos atuais motores 1.6 da Hyundai.

A marca prepara o ‘debut’ do Veloster para este semana, durante o Salão Internacional do Automóvel de Detroit, junto com outros modelos da linha Hyundai, a um preço próximo dos US$ 17.000, bem próximo de seus concorrentes. Espera-se ainda que a marca possa levá-lo a outros mercados mundiais como Europa ou mesmo América do Sul, um dos públicos alvos desta retomada da marca sul coreana.     


Hyundai Veloster: depois de todo mistério, o novo coupé da marca sul coreana finalmente dá as caras...



... o coupé tem uma porta extra, do lado direito, similar a do Mazda RX8, o que facilita o acesso dos ocupantes do banco traseiro...



 ... o interior é bem moderno e conta com o sitema multimídia Blue Link da Hyundai, que agrega rádio, dowloads de música e vídeo e ligações gratuitas via bluetooth, além da opção de câmbio com dupla embreagem, inédita na linha Hyundai.






2 comentários:

Tohmé disse...

Balo, uma beleza de carro que está fazendo um sucesso danadono slão de Detroit

Alysson Prado "Balo" disse...

Pois é Tohmé, imagina só uma mini do Veloster?

abs.

ALYSSON PRADO "BALO"