sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Um sonho que criou asas: GWA revela a versão do século XXI do mítico Mercedes C111...



Nos idos anos 1970, muitos protótipos e super modelos de competição oriundos da Europa, sobretudo os desenvolvidos pelos grandes estúdios italianos, dominavam as pistas e os sonhos de muitos aficcionados por carros esportivos. Até hoje vários deles preenchem as galerias de qualquer colecionador, ou mesmo coleções de modelos em miniaturas, bem como ainda servem de inspirações para os modelos esportivos atuais ou em desenvolvimento.

E um desses clássicos da época da discoteca, é o Mercedes C111. O modelo começou a ser desenvolvido nos anos 1970, e era considerado como uma espécie de protótipo de fabrica, participando de provas de endurance em vários países europeus.

Até hoje o modelo é um marco de design, tanto, que serviu de inspiração à empresa de tuning GWA, que recriou o modelo para o século XXI. A idéia desse ‘revival’ do modelo da Mercedes veio do proprietário da empresa, Arturo Alonso, que sempre apreciou o modelo, e  recriou cuidadosamente o design do modelo, para os dias atuais, sem contudo perde a sua essência.

Como é de origem espanhola, Arturo Alonso, batizou a sua versão do antológico esportivo de “Ciento Once Prototype”, ou cento e onze em espanhol. Outras mudanças também foram feitas na versão 2011 do C111. A principal delas está sob o capô, que pulsa um AMG M120 V12, que gera 408 cavalos de potência e está presente no Pagani Zonda. Os C111 de outrora utilizavam um motor central rotativo Wankel que desenvolvia 280 cv, e mais tarde o motor foi mexido para receber potências de 305 e 400 cavalos.

O GWA Ciento Once, possui muitas peças em comum com outros modelos da Mercedes, como sistema de freio e o câmbio de seis velocidades do S65 AMG, e o sistema de rolamento do SLS AMG. Resta saber quantos serão produzidos e se realmente serão, pois se for pelo entusiasmo, o cento e onze dessa geração está aprovado.    




GWA Ciento Oce: a recriação do mítico C111, possui motor V12 da própria Mercedes e peças de modelos da marca alemã... 




... o design foi cuidadosamente estudado para se mostrar moderno, mas sem contudo perder a essência do modelo original...


... por fora e por dentro, o desenho esportivo toma conta da carroceria. 









 *como fora sugerido pelo nosso querido amigo Tohmé, do Blog Minis no Mundo, coloco imagens do modelo original dos anos 1970, as três primeiras imagens mostram a versão 1970 do protótipo Mercedes C111, a última mostra  a evolução do projeto, que durou dez anos, no período entre 1969 e 1979.   


4 comentários:

Tohmé disse...

Balo, como foi de festas?
Linda essa releitura do C111. Posso sugerir? Coloca uma foto do original, pois nem todo mundo sabe que carro é.

Mauricio Morais disse...

Maravilha de carro. Está como o original, só que melhorado. Será que a Mercedes liberou o uso do desenho original?

Alysson Prado "Balo" disse...

Tohmé, as festas forma em paz,e a sua sugestão foi atendida, coloquei duas imagens do C111 de outrora.

abs. e obrigado pela sugestão

-------------------------------------
Maurício, a Mercedes aprovou sim o projeto e cedeu os direitos, tanto que o motor do "ciento once" é da estrela de três pontas, inclusive ela orna a dianteira e a traseira dessa releitura.

abs. amigos e agradeço a visita.

Gustavo disse...

Muito bem feito! Ficou sensacional! E o carro foi muito bem escolhido, sempre gostei desse carro.