domingo, 16 de janeiro de 2011

Monopolizando olhares: Tokyo Auto Salon fecha com disputas de público, dentre elas, o GRMN iQ Race Concept, que endiabrou o city car elétrico da Toyota...



Assim como a Itália é a pátria dos super esportivos, o Japão parece ter se tornado o país do tuning. Não apenas por ter tido seus carrões ‘transformados’ imortalizados nas telas pela franquia cinematográfica “Velozes e Furiosos", mas pelas suas várias preparadoras e eventos que reúnem carros e fabricantes de autopeças para deixar os super carros japoneses ainda mais afinados.

Tanto que o Tokyo Auto Salon desse ano, chega a lembrar outra famosa feira desse tipo, o aclamado SEMA Show, que acontece no segundo semestre de cada ano em Las Vegas nos Estados Unidos. Até mesmo a briga pelos holofotes do evento no Japão repete um pouco o que os fabricantes americanos preparam no evento da famosa cidade dos cassinos.

E a briga este ano está sendo travada por dois titãs da indústria automobilística japonesa. Nissan e Toyota se esforçam para levar o maior número de veículos de suas linhas com um tratamento especial, geralmente esportivo. Só para se ter uma idéia, a Nissan está levando à mostra 09 carros modificados, enquanto a Toyota tem 17!

A maioria dos carros que a Toyota exibirá no Tokyo Auto Salon foram desenvolvidos em  conjunto com a Gazoo Racing, incluindo modelos da linha Lexus. Mas um dos protótipos dessa parceria parece que vai roubar a cena.

Trata-se de uma versão das pistas do minúsculo iQ, o city car elétrico da Toyota, que especula-se será vendido nos Estados Unidos pela subsidiária Scion, a divisão de modelos voltados ao público jovem da marca nipônica. O conceito se chama iQ GRMN Toyota Racing Concept. A sigla GRMN, faz referência a Gazoo Racing, que o desenvolveu e a empresa de tuning MN, que cuidou do estilo tunado do pequeno japonês.

Sob o capô do iQ tunado, um motor quatro cilindros turbinado fará a festa dos fãs da esportividade do carrões japoneses utilizados nas provas de drift, porém o curto tamanho do city car nipônico, não seria aconselhável para tal finalidade. A pintura da carroceria segue as cores do Lexus LFA que correu nas 24 Horas de Nüburgring do ano passado, e no interior uma gaiola proteje o condutor do bravo japonesinho.

Dentre os outros modelos ‘tranformados’ estavam os Toyota Prius, Vitz ( Auris fora do Japão), Corolla, Noah, FJ Cruiser, Ractis, e os Lexus CT e IS F. Os modelos foram desenvolvidos, além da Gazoo Racing, pela Toyota Racing Development, G Sports, Fuji Speedway e pela Toyota Egineering Society. Pelo visto a briga pelas atenções do Tokyo Auto Salon fora acirradíssima, mas parece que desta vez foram os protótipos da Toyota quem monopolizaram o evento..


  

2 comentários:

Tohmé disse...

Balo, que carrinho magnífico...

Alysson Prado "Balo" disse...

Também achei Tohmé, espero que este conceito vire pelo menos uma série limitada.

abs.

ALYSSON PRADO "BALO"