quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Conceitos de Detroit: mostra americana deste ano, revela que sua indústria está mais globalizada para continuar firme...



Expandir para conquistar! Esta com certeza deveria ser a mola mestra da indústria automobilística americana, que há várias décadas foi ganhando espaço no cenário mundial, tanto que as tês grandes, leia-se Ford, General Motors, Chrysler durante todo o século XX aglomerava milhões de dólares, bem como ampliavam seus tentáculos comprando outras companhia aumentando seus conglomerados.

Mas a crise do setor no final da primeira década do século XXI parece ter afetado o poderoso setor automotivo americano, tanto que o que se observa na edição 2011 do NAIAS, North American International Motor Show, que abriu nesta segunda dia 10 e terminará no próximo dia 23 de Janeiro, são apresentações de modelos mais voltados a indústria mundial, que local, fazendo parecer que o lema agora é outro: “Englobar para conquistar!”.

Tanto que os veículos que estão sendo mostrados no Cobo Hall, são atrações de outras localidades, o que sugere que mesmo ainda se recuperando da crise, a indústria automobilística americana, parece mais tímida que em edições do início da década passada, quando muitos de seus modelos famosos voltavam à cena. Mas como sempre, são os carros conceito, que fazem a festa da mostra americana, segue neste post os principais deles:


Honda Civic Concept...


A marca japonesa está exibindo no Salão de Detroit dois conceitos do que virá a ser a próxima geração do Honda Civic nos Estados Unidos. O aspecto do modelo, mostra-se mais próximo de um protótipo que propriamente um concept car, o que possivelmente o fará entrar na linha de produção logo, logo.

A Honda batizou seus conceitos de Civic SI coupé e sedan, e anunciou que foram desenvolvidos apenas para o mercado americano. Em ambas versões o aspecto esportivo domina a carroceria, e estão presentes nas rodas de 19 polegadas, spoilers e nos difusores de ar dos pára-choques traseiro e dianteiro.

Sob o capô,  o motor i-VTEC é a inovação, podendo ser movido também por GNV e o novo Integrated Motor Assisted com base mecânica híbrida, podendo ser movido a gasolina e eletricidade. Este último estará disponível no próximo Honda Civic Hybrid, que sairá de cena no mercado europeu na próxima geração.



Honda Civic Si Concept: conceito com cara de carro de produção, a Honda revela a nova silhueta do Civic para o mercado norte americano.


Toyota Prius C Concept...


Ao contrário do EV-1, o primeiro automóvel elétrico do Mundo desenvolvido pela GM para sua ex-subsidiária Saturn, que não fez muito sucesso sendo sepultado antes da hora. Já o carro híbrido da Toyota fez tanto sucesso, que já há planos de sua futura geração.

A marca japonesa leva ao Salão de Detroit deste ano uma visão de como será o novo Prius, programado para entrar no mercado no semestre de 2012. E para isso a marca nipônica promete que sob o seu capô virá a mais moderna técnica de motores híbridos do mundo, podendo ser recarregado sem a necessidade de um plug.

Já a estética do Pirus C Concept, é um tanto indigesta, chegando a lembrar personagens de desenhos animados, ou mesmo anfíbios como um sapo, mas a modernidade do projeto fica visível, e deverá virá tendência entre os futuros compactos híbridos vindo do Japão, como a cintura alta e os faróis traseiros, que parecem fazer parte da tampa do porta-malas, uma composição estilística imaginada quando o assunto são carros futurísticos.




Toyota Pirus C Concept: a próxima geração do modelo híbrido da Toyota só chega no ano que vem, mas a prévia do modelo está sendo mostrada em Detroit.


Hyundai Curb Concept...


Como não poderia deixar de faltar ao evento, a marca sul coreana mostra o curb Concept, sua visão de um crossover urbano, como os Scion xB, Nissan Cube, ou mesmo o Kia Soul, porém pensado para os próximos anos.

Sob o capô, um quatro cilindros em linha de 1.6 litros gerará 175 cavalos de potência, tudo isso graças a adição de um turbocompressor e dupla embreagem, para manter bem abaixo os níveis de emissões, comparados a modelos atuais. O resultado será próximo dos 49 mpg na cidade e 69 mpg na estrada.

Um dos chamarizes desse conceito, são as rodas de 20 polegadas e cinco raios, calçadas com pneus Michelin personalizados, bem como a própria carroceria que se apresenta bastante futurística, chegando a ser uma idéia bem idílica de um carro do futuro, mas a marca pretende desenvolver um modelo nesta categoria, ficando abaixo do Tucson, e com design inspirado no Curb, vamos ver no que vai dá.





Hyundai Curb Concept: conceito de crossover urbano da marca sul coreana tem design bastante futurístico, e interior que lembra os veículos de filmes de ficção científica. 


Porsche 918 RSR...


Mas sem sombra de dúvidas, o que quase todos os presentes no North American International Auto Show deste ano queriam ver, era este conceito, que na verdade é um protótipo que serve de laboratório para a Porsche desenvolver tecnologias de combustíveis alternativos para os seus próximos modelos das pistas.

Na virada do ano a marca alemã havia anunciado um “Super Porsche” para o Salão de Detroit, e eis que a marca revela o 918 RSR , versão das pistas do 918 Spyder, conversível híbrido mostrado no início de 2010 no mesmo evento.

A estrutura é a mesma utilizada pelo 918 Spyder, só que o RSR terá cockpit reforçado, perfurações de tomadas de ar extras, sistema de molas esportivo, caixa de rádio e telemetria, antenas no teto e interior bem mais despojado, já que se trata de um veículo de competição, e não apenas de um super esportivo com tecnologia híbrida de motor.

E por falar em motor, são nada menos que 767 cavalos de potência, gerados pelos dois motores elétricos que juntos geram 150 Kw localizados nas rodas dianteiras do 918 RSR, e pelo V8 a gasolina  localizado na traseira do esportivo e que possui injeção direta de combustível, tornando assim uma evolução dos motores do 918 Spyder, que geram 75 Kw, cada, em sua parte elétrica e 500 cavalos com seu motor a gasolina.

A Porsche iniciará a sua ‘tomada’ de veículos híbridos com alma competidora, na edição 2011 das 24 Horas de Nürburgring, o que será a prova de fogo para os esportivos  movidos a motores híbridos da marca de Stuttgart, e quem sabe, mais uma vez se tornarão tendências nesta nova categoria, calcada em altas performances, mas com níveis de consumo e emissões de gases poluentes bem menores, dentro e fora das pistas.           







Porsche 918 RSR: depois da versão Spyder, agora é a vez da marca de Stuttgart mostrar a versão das pistas do 918, que deverá entrar nas competições em breve.





2 comentários:

vlad disse...

Wow!11 Very cool.

Tohmé disse...

BALO...Tá foda. Mas se Deus quiser, tudo vai melhorar.

Incrível como esses Civics são ridículos, todos sempre com o mesmo desenho, inclusive os protótipos.