domingo, 4 de julho de 2010

Desbancando mitos: Pagani Zonda R deburra recorde da Ferrari 599 XX em Nüburgring...


O traçado dos quase 21 Km do autódromo de Nüburgring, em Nürburg na Alemanha, é um dos 'templos' da velocidade mais famosos e utilizados do planeta. A cada ano vários fabricantes põe à pista alemã vários protótipos para testes de velocidades, sobretudo modelos esportivos que tentam bater tanto seus recordes de velocidade, quanto o recorde da própria pista.


Há três meses a Ferrari com o modelo 599 XX se vangloriava por ter batido o recorde do circuito de todos os tempos. O esportivo da casa de Maranello cravou 6 minutos e 58 segundos, dando a volta mais rápida de Nüburgring feita por um modelo em produção.

Mas isso já é considerado passado. Na última sexta, outro fabricante italiano, a Pagani, levou o seu modelo Zonda R para dar uma voltinha no lendário circuito, e acabou assumindo o posto da volta mais rápida do traçado alemão. O Zonda R percorreu as 73 curvas dos 20,83 Km de pista do autódromo em 6 minutos e 47 segundos.

Um dos principais trunfos para este feito é a carroceria do modelo Pagani, que é confeccionada em fibra de carbono e titânio, além de suspensões mais leves. O carro pesa 1070 quilos, cerca de 200 quilos a menos que o Zonda F.

O Zonda R foi desenvolvido para as pistas e possui um motor 6.0 V12 que desenvolve absurdos 750 cv a 7.500 rpm. Dentre as performances do poderoso motor, estão aceleração de 0 a 100 Km/h em míseros 2,7 segundos, e mais de 350 Km/h de velocidade máxima.

Mas tanto poder e exclusividade, só serão produzidas 15 unidades do modelo, também têm um preço muito alto. Na Europa, o veículo chega a custar 1,5 milhão de Euros, algo próximo dos 3,6 milhões de reais, pode parecer muito dinheiro, mas para um carro que ostenta o título de rei de Nüburgring, preço chega a ser algo insignificante.





Pagani Zonda R: poucos meses depois da Ferrari bater o recorde da pista alemã com o 599 XX, eis que outro fabricante patrício cobrisse a marca alcançado pelo esportivo da Casa de Maranello...






... dentre as "armas" da marca para que o modelo batesse o recorde, estão o baixo peso do esportivo, e o potente motor V12 de 750 cavalos de potência.

2 comentários:

Blog do Rubinho disse...

Alemanha:esse nome me lembraTANGO!!!
Além de quebrar o Record da Ferrari,
conforme disse o Alysson,este carro
continua deixando muito marmanjo
PAGANO um sapo e dançando um TANGO
É bonito esse black car...

Abs.

Pipe disse...

Eu me amarro no Zonda, não conhecia essa versão R, e muito menos sabia que tinha batido o recorde em Nurburgring. Show, acho que esse é o modelo mais bonito que já vi. Deveriam aproveitas no Fia GT, ou em outro campeonato desses de super carros.
Falou, abraço Alysson.