quarta-feira, 10 de junho de 2009

Alma Esportiva: Lotus deve ressuscitar modelo Esprit, para concorrer com Ferrari e Lamborghini em 2012...







Imortalizado pelos filmes “007 – O Espião que amava", de 1977, e “Uma linda mulher”, de 1990, o Lotus Esprit se tornou um clássico. O modelo teve sua produção encerrada em 2004, e de lá pra cá a marca inglesa teve seus modelos baseados no pequeno esportivo Elise.

Mas agora parece que a marca resolveu relembrar os tempos de glória do Esprit. Depois de muitas especulações e fotos de protótipos, parece que finalmente a Lotus está tocando o projeto do novo Esprit, e deve lançá-lo até 2012.

Recentemente o fabricante apresentou o Évora, esportivo com base no Elise, que terá o motor desenvolvido em parceria com a gigante japonesa Toyota. Porém o futuro superesportivo da marca deverá figurar em um patamar com outros modelos de peso como a Ferrari F430 e os Lamborghini Gallardo e Audi R8, mas o modelo inglês deverá receber três motorizações, uma com um V6; outra com um V8 e a top com um motor V10. Todos os motores serão frutos da parceria da marca com a Toyota, e também devem figurar com a nova linha dos modelos Lexus de altas performances.

O modelo de entrada trará o mesmo motor 3.5 litros V6 de 300 cavalos de potência, que também equipa o Évora. O modelo intermediário, ganhará um 5.0 litros V8 de 414 cv, que está presente no Lexus IS-F. Já a versão mais potente do modelo será dotada de um motor 4.8 litros V10, capaz de desenvolver uma potência de 550 cavalos. Esse motor estará presente na próxima linha LF-A da divisão de luxo da Toyota.

O cambio na opção V12 será um semi-automático de seis velocidades, que fará o futuro Esprit entrar para a galeria dos automóveis mais rápidos do mundo. Nos testes realizados com o motor no carro da Lexus, a aceleração de 0 a 100 km/h foi alcançada em menos de 4 segundos. Especula-se que o com esse motor, o novo superesportivo da Lotus alcance a velocidade máxima próxima dos 320 km/h.

O Lotus Esprit foi lançado em 1976. O modelo original tinha as linhas traçadas pelo designer italiano Giorgetto Giugiaro, e logo figurou no filme do agente secreto James Bond. O último retoque no modelo aconteceu em 1997, quando o carro recebeu faróis redondos na traseira, que seguiu até a derradeira versão do Esprit em 2004. Pelas projeções feitas pela revista inglesa Auto Express, vê-mos que eles ainda estarão presentes no modelo, que é de longe um dos mais carismáticos, e famosos, dos Lotus.













Lotus Esprit 2012: futuro superesportivo da marca inglesa terá linhas similares as do Evora, porém será bem mais potente e com um visual típico dos esportivos do século XXI.

Um comentário:

De Gennaro Motors disse...

adoro LOTUS! hehe NICE CAR