quinta-feira, 11 de junho de 2009

START: os três protótipos mais badalados da edição 2009 das 24 Horas de le Mans...





Terá início nesse Sábado dia 13 às 9:00h a famosa corrida das 24 Horas de Le Mans, na França. A disputa desse ano será acirradíssima. Na pista, carrões de Equipes e Fabricantes como as equipes da Audi, Peugeot, Aston Martin e a equipe Pescarolo Sport, do famoso piloto francês Henry Pescarolo.

Neste Post vamos conferir as três máquinas mais eletrizantes da categoria LMP1, do evento que este ano está na sua septuagésima sétima edição, e que fazem a festa das torcidas a cada volta, confiram:



Audi R15







O sucessor dos famosos R8 (bólido de corrida não confundir com o esportivo produzido em série) e R10, campeões da prova em 2000,2001, 2002, 2004, 2005 e 2006, 2007 e 2008, respectivamente, vem para combater os modelos da Peugeot e Aston Martin, na disputa do podium.

Com carroceria confeccionada em fibra composta e de carbono além da estrutura de alumínio, o bólido da Audi quer repetir as vitórias do início da década, e que só não fechou a década como protótipo campeão invicto, porque atrás dele tivemos o Bentley Speed 8, vencedor da prova em 2003. Como no R10, o motor do R15 é um 5.5 litros V10 turbodiesel, capaz de desenvolver uma potência acima dos 600 cavalos. O protótipo da Audi ainda conta com tração traseira com ASR e cambio seqüencial de 5 marchas. O carro apresenta o avanço de ser o segundo bólido da marca a utilizar um motor a diesel, a maioria das equipes utilizam motores a gasolina, e quem sabe repetir as vitórias de seus irmãos.



















Audi R15: o novo protótipo da marca utiliza o motor V10 Turbodiesel, e tentará repetir o sucesso de seus antecessores na prova francesa.



Aston Martin LMP1







A marca inglesa finalmente introduziu-se na categoria LMP1 este ano, antes a Aston Martin tinha apostado na categoria LMGT1 com o DBR9 e este ano com o DBRS9. O LMP1 fará parte da equipe Lola-Aston Martin.

O protótipo, assim como o da rival Audi, também tem a estrutura Space Frame. Porém o motor do modelo inglês é um V12 baseado no que equipa o modelo de produção DB9, mas com potência de 650 cavalos a 7.500 rpm. Mesmo sendo um protótipo de corrida, o LMP1 tem ar-condicionado dentro da cabine, com temperatura constante a 32ºC. O bólido ainda conta com um cambio seqüencial de seis velocidades e tração traseira. O protótipo da Aston Martin é um dos fortes concorrentes a tira a coroa da Audi nessa edição das 24 Horas de Le Mans, coroa essa tirada momentaneamente por outro bólido inglês, o Bentley Speed 8 em 2003.



















Lola –Aston Martin LMP1: protótipo inglês quer desbancar os vencedores da Audi, tal qual fizera outro conterrâneo, o Bentley Speed 8, em 2003.




Peugeot 908 HDi FAP








As garras felinas da marca francesa também estarão presentes no evento desse ano. A marca que tem tradição nas provas de rali e em provas de gran turismo nos cinco continentes, correrá novamente na categoria LMP1 com o famoso protótipo 908. O carro também fará parte da equipe de Henry Pescarolo, famoso piloto francês vencedor da prova nos anos de 1972, 1972 e 1974, e que já se tornou um das figuras mais folclóricas das 24 Horas de Le Mans.
O protótipo da Peugeot tem estrutura monocoque, chassi de policarbonato e carroceria confeccionada em fibra de carbono. O motor é um 5.5 litros V12 HDi desenvolvido pela Bosch e pela Peugeot Spots, capaz de gerar uma potência próxima dos 700 cavalos. A tecnologia do motor a diesel da Peugeot, também é utilizada no sedan 607, modelo top de linha da marca do leão. O motor HDi conta com injeção direta de combustível. O cambio é um longitudinal de seis velocidades. A marca tem apenas dois títulos na competição que conseguiu nos anos de 1992 e 1993 com o protótipo 905. O 908 é a aposta da Peugeot para, quem sabe desbancar a Audi, vencedora de oito edições da corrida só na década, e quem sabe fechar a primeira década do século XX com mais duas vitórias.

















Peugeot 908: protótipo francês quer repetir o bicampeonato do 905, bólido da marca vencedor da prova em 1992 e 1993.

Um comentário:

De Gennaro Motors disse...

Caro amigo! hehe...irei acompanhar as 24 horas.....adoro essa prova.

Agradeço o comentario no blog meu amigo. Realmente o QRX está muito legal. Vale a pena.

Um forte abraço ! Fernando Gennaro