domingo, 14 de junho de 2009

Revolução francesa: Protótipo da Peugeot é o vencedor da edição 77 das 24 Horas de Le Mans...





Nem Audi e nem Aston Martin. Quem ficou com os dois primeiros lugares no pódio da famosa corrida das 24 horas de Le Mans foram da Peugeot. A equipe liderada por Marc Géne que pilotava o bólido n˚ 09 da Equipe Peugeot Sport/Total, venceu a prova em primeiro lugar na categoria LMP1, em seguida outro Peugeot 908 pilotado pela equipe Team Peugeot/Total do francês Sebastien Bourdais, deixando o favorito R15 da Audi, pilotado pela equipe de Tom Kristensen, com o terceiro lugar da prova que completa 77edições este ano.

A Audi contabiliza nesta década 7 vitórias da prova, com os protótipos R8 e R10. O R15, bólido que a marca alemã correu esse ano não teve bons rendimentos na Le Mans desse ano. Inclusive o modelo vencedor do terceiro lugar foi o único Audi a resistir até o final da prova.

Na categoria LMP2, o vencedor foi um Porsche da equipe Essex, pilotado por Casper Elgaard. Os modelos vencedores das categorias GT1 e GT2 foram um Ferrari F430 e um Chevrolet Corvette C6.R, respectivamente. A Aston Martin, outra favorita ao páreo, ficou em quarto lugar na categoria LMP1, com o seu modelo estreante de número 007.

A marca francesa não vencia a prova desde 1993, época em que triunfou por dois anos, no ano anterior a Peugeot também havia subido ao pódio, com o protótipo Peugeot 905, baseado no então modelo top de linha da marca Peugeot 605, sedan desenvolvido em parceria com a Alfa Romeo.

Contudo parece que a hegemonia da Audi nas provas de Le Mans está chegando ao fim, embora seja cedo afirmar isso, pois essa foi a primeira vez que o R15 correu na prova, mas o bólido da Peugeot mostrou resistência e robustez face ao modelo alemão, que nesta década a Audi só não levou todos os títulos da prova francesa por esta perda, e pela derrota em 2003, ironicamente pelo seu piloto, único a subir no pódio nesse ano, Tom Kristensen, pilotando um Bentley Speed 8 em 2003.

Um comentário:

De Gennaro Motors disse...

haha..gostei do titulo ! revolução francesa ! hehe