sábado, 23 de maio de 2009

Os carrões dos anos 2000...

Carrões esportivos sempre fizeram a cabeça da maioria dos aficionados por automóveis. O belo desenho da carroceria, o ronco forte oriundo de seus enormes propulsores descarregados dos, quase sempre duplos, canos de escapamento fazem o coração bater mais forte. E nessa década muitos superesportivos foram lançados, outros reviveram para serem inesquecíveis tanto nas pistas quanto na memória da história do automobilismo mundial. Neste post vamos conferir algumas das “belas macchinas” dessa primeira década do século XXI. Bom apetite!



BUGATTI EB 16.4 VEYRON


A marca franco-italiana passou para as mãos do Grupo Volkswagen na virada do século. Para marcar essa transição fora desenvolvido o Veyron, modelo baseado nos conceitos EB 118 e EB128, conceitos desenvolvidos em 1998 e 1999, respectivamente. O carrão tinha as pretensões de ser o modelo produzido em série mais rápido do planeta. Porém a demora de seu lançamento fez o seu poderoso motor W16, de dezesseis cilindros em “W” que descarregava 1001 cavalos de potência levar xabu do modelo SSC Ultimate Aero, desenvolvido pelo americano Carroll Shelby, lendário preparador de carrões como o Shelby Mustang, Cobra e Viper, equipado com um bloco de motor V8 feito em alumínio, que desenvolve 1287 cavalos de potência final. Mesmo não cumprindo o que houvera prometido, o modelo da Bugatti é um dos supereportivos mais cobiçados de todos os tempos. Além das belas linhas, o modelo tem muitos requintes em seu interior, provando que não precisa ser uma limousine para dispor de luxo, e cabando de vez com a idéia de que automóveis esportivos têm que ser despojados.






















Bugatti EB 16.4 Veyron; mesmo perdendo o posto de mais veloz do mundo, o Super-Bugatti tem design e classe pra dar e vender.




KOENIGSEGG CCX


Pouco conhecido, mas que antes do Bugatti Veyron e do SSC Ultimate Aero, ocupava o posto de carro mais velos do mundo. O modelo sueco foi apresentado durante o Salão de Genebra de 2006, em substituição ao CCR. O carro ainda tem uma versão que funciona com biocombustível chamada CCRX. Os números do modelo impressionam. O motor 4.7 V8 desenvolvido pela Ford, faz o avião da marca sueca emanar 806 cavalos de potência, e chegar a velocidade máxima de 395 km/h, ocupando hoje o terceiro posto do pódio, entre os modelos produzidos em série mais rápidos do mundo. O carro ainda possui um sistema de tração similar ao utilizados nos bólidos da fórmula 1, e acelera de 0 a 100 km/h, em apenas 3,2 segundos.























Koenigsegg CCX:O modelo da marca sueca é terceiro automóvel produzido em série mais rápido do mundo.





SSC AERO ULTIMATE


O esportivo mais veloz do planeta desbancou o Bugatti EB 16.4 Veyron em agosto de 2007. O carro da Shelby Super Cars, significado da sigla SSC, não tem um design tão arrojado quanto os modelos europeus, mas produz de seus propulsores uma potência de 1287 cavalos a 6075 rpm. O motor do Ultimate Aero é um V8 de alumínio, que faz o carro voar a quase 413 km/h, e ir de 0 a 100 km/h em míseros 2,75 segundos. O carrão é mais um desafio quebrado pelo famoso criador de galinhas texano Carroll Shelby, que deu uma grande contribuição no desenvolvido de muitas máquinas de sonho, de ontem e de hoje.


























SSC Aero Ultimate: o carro mais rápido do mundo é mais uma das criações do monstro sagrado Carrol Shelby, criador dos mais famosos muscle cars americanos.





PORSCHE CARRERA GT



A fábrica alemã não poderia passar a década sem revelar as suas máquinas de sonho, mesmo porque um Porsche nos revela o próprio espírito da esportividade. O carrão da marca de Sttutgart começou a ser desenvolvido em 2001, mas só deu as caras em 2004. O carro carregava traços de outros modelos da marca. Dentre eles o modelo GT1, que venceu as 24 horas de Le Mans em 1998, porém estava interligado com as inovações tecnológicas e as principais tendências desse nicho no início dessa década. O Carrera GT era dotado de um motor V10 de 612 cavalos de potência a 8000 rpm. O carro tinha um cambio deseis marchas e tração traseira. Os engenheiros da Porsche incluíram alguns mimos ao esportivo, como air-bags, ar-condicionado, bancos com estrutura em fibra de carbono revestidos em couro, computador de bordo e detalhes de acabamento em magnésio. A velocidade máxima do Carrera GT é de 330 km/h, o modelo chega do 0 ao 100 km/h em pouco mais de 3 segundos, números impressionantes para o ícone que a marca alemã apresentou nessa década, pena que saiu de linha em 2006.






















Porsche Carrera GT: o representante de supercarro da marca de Stuttgart, tinha carroceria targa e muito charme em sua estética. Sob o capô, um motor V10 de 612 cavalos de potência.





FERRARI ENZO



A substituta da F-50, não seguiu a numeração. Para isso pegou o nome e adicionou ao sobrenome. Enzo, homenageando o fundador da escuderia e da notória marca de carros esportivos. O modelo foi desenvolvido utilizando a tecnologia dos bólidos da fórmula 1, trazendo para dentro da Enzo toda a emoção de dirigir um autêntico Ferrari. Foram produzidas apenas 349 unidades do modelo fabricadas entre 2002 e 2004. Para pôr as mãos em um Enzo, não bastava apenas ter dinheiro, era necessário já ser um cliente de longa data da marca para poder desenbolsar os quase 3,5 milhões de reais para a compra do modelo. O carro ainda serviu de base para o desenvolvimento do Maserati MC12, porém o carro da marca do tridente teve a carroceria desenhada por Giorgetto Giugiaro, e a Enzo pelo famoso estúdio Pininfarina. Os números da Enzo? Motor V12 de 660 cavalos a 7800 rpm, velocidade máxima de 350 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,65 segundos.



























Ferrari Enzo: esportivo que comemorava os 60 anos da marca recebeu o nome do fundador da escuderia e da fábrica dos sonhos de todo o apaixonado por carrões esportivos.





LAMBORGHINI MURCIÉLAGO



Murciélago significa morcego em espanhol, e foi o nome de um touro poupado na arena de Barcelona em 1879 pelo famoso toureiro Rafael Molina, que tinha fama de matador, mas poupou Murciélago, por ter ficado impressionado com a bravura do touro. Foi por esse motivo que a marca italiana controlada pelo Grupo Volkswagen decidiu batizar o modelo que substituiria outra lenda da marca, o Lamborghini Diablo. O Murciélago foi apresentado durante o Salão de Frankfurt de 2001, e desde seu lançamento tem figurado em série televisivas, filmes como “Batman Begins” de 2005 ou em jogos como o Need for Speed, prova do fascínio que a marca impõe por qualquer aficcionado por automóveis. O “morcego” tem um potente motor 6.2 litros V12 de 580 cavalos de potência a 7500 rpm. Toda essa potência faz o “touro” correr a 330 km/h de velocidade máxima e acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, mas todo esse bom desempenho se deve ao desnho da carroceria e aos aerofólios posicionados na traseira do veículo e nas laterais, que são acionados automaticamente quando o Murciélago alcança velocidades superiores a 220 km/h. Em breve o modelo dará lugar ao seu substititudo, e para isso a marca anunciou esse ano a última versão do Murciélago, a LP670 4 SV, deixando as linha de produção, mas com um Gran Finale.

























Lamborghini Murciélago: a substituta do Diablo, recebeu o nome de um bravo touro, e esteve presente no filme do homem morcego "Batman Begins" de 2005, pura alusão ao nome do carro que significa morcego em espanhol.





ALFA ROMEO 8C COMPETIZIONE




Nesse início de década a marca do “Cuore Spotivo” apresentou grandes “macchinas” como o GT e o Brera. Mas, nenhum destes chegaram perto da imponência do 8C Competizione, esportivo de peso da marca italiana, que com certeza figurará no panteão dos superesportivos de todos os tempos. As linhas do modelo foram inspiradas em modelos Alfa do passado, principalmente o T33 Stradale, modelo das pistas da década de 1960. A primeira aparição do modelo foi no Salão de Frankfurt de 2003. O carro havia aparecido como conceito, mas causou tanto furor entre os presentes que entrou na linha de produção no final de 2006. O motor do carro foi emprestado da Maserati, porém revisado, passando de um 4.2 original, para o 4.7 V8 aspirado, a potência também fora elevada para 450 cavalos de potência a 7.000 rpm, bem diferente do original que tinha 400 cv. O modelo terá apenas 500 unidades produzidas. O nome 8C, significa “otte cilindri”, ou oito cilindros em bom português. Os números desse Alfa deixam qualquer “alfista” nervoso, 305 km/h, e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 cilindros, nada mal para um modelo sem muitas pretensões de ser um supercarro, mas que enche os olhos de qualquer apaixonado por carros e que representa, e muito bem, a marca do coração esportivo, que bate ao ritmo das fortes pisadas no acelerador.

























Alfa Romeo 8C Competizione: o superesportivo da Alfa não tem as pretenções de modelo mais rápido do mundo, mas impressiona e faz o coração bater mais forte de qualquer um que o dirija.





AUDI R8




O modelo de produção em série do fantástico conceito Le Mans Quattro surpreende. Quer seja pelas suas belas linhas, quer seja pelo stacato que sai pelos duplos escapamentos, desse fabuloso e moderno, esportivo alemão. As linhas foram talhadas pelo designer ítalo-português Walter D´Silva, e a carroceria é feita com materiais leves como alumínio e fibra de carbono. O motor é um W8 central a gasolina, de 420 cavalos a 7.800 rpm, com tecnologia FSI de Injeção direta de combustível. O modelo é dotado de tração AWD e conta com itens como o cambio R Tronic, seqüencial de seis marchas que às troca sem ligação mecânica entre o cambio e a alavanca de troca de marchas, além de ser o único veículo do mundo que trás todas as luzes (sejam elas piscas, lanternas, faróis altos e baixos e DRls) com LEDs ou diodos emissores de luz, que têm vida útil mais longa que as luzes convencionais, com trocas quase que desnecessárias, dando ao carrão status de esportivo ecologicamente correto. A velocidade máxima é de 301 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 4,6 Km/h. A proposta do R8 não é rivalizar com as Ferrari ou Lamborghinis, embora uma versão mais potente com motor W10 do modelo está sendo desenvolvida para aí sim, entrar de vez na poderosa corrida dos superesportivos, em busca não apenas da velocidade máxima, mas sim se tornarem lendas ou , pelo menos, modelos memoráveis e/ou atemporais.























Audi R8: o superesportivo da marca alemã impressiona pela tecnologia e pelo seu design marcante e inconfundível.

2 comentários:

cid disse...

Olá ..preciso de um SSC Aero Ultimate ..nem que seja em miniatura(e só pode) ...alguem saberia dizer como e onde posso conseguir ...meu e-mail acidosilva@uol.com.br
ou cidquel@gmail.com
obrigado ...parabéns ao dono do blog ..muiito bom mesmo ..valeu !!!

Anônimo disse...

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