sábado, 2 de maio de 2009

Novo Registro: Insígnia Sport Tourer , as mudanças não estão apenas no "sobrenome" da nova station da Opel...





A mais nova Station Wagon da Opel alemã, não se chama Caravan, nem tampouco recebeu a sigla SW, comum nas variantes peruas de modelos internacionais. Para a versão “familiar” da linha Insígnia, modelo que substitui o Vectra na Europa, a Opel usou outra denominação: Opel Insígnia Sports Tourer.

A primeira station da marca surgiu em 1953, era a variante do Opel Olympia, e de lá até 2004, ano que a Opel lançou a perua da terceira geração do Astra na Europa, todas elas recebiam a denominação Caravan. A familiar da linha Insígnia é a única Station da Opel que teve o “sobrenome” modificado, que deve acompanhar as próximas peruas da subsidiária alemã da General Motors. Antes dela somente a perua Ascona, perua do Monza europeu, havia recebido a denominação Voyage.

A Insígnia Sports Tourer cresceu 78 mm, no comprimento e aumentou 22mm na altura. Os entre eixos continuam os mesmos do sedan. Desenvolvido pelo Centro de Design e Engenharia da GM em Rüsselsheim, na Alemanha, a carroceria da Sport Tourer tem um ótimo coeficiente de penetração aerodinâmica (cx), de 0,28g, números excelentes para uma station wagon.

Essa melhoria da aerodinâmica também se deve ao chassi FlexRide, item opcional, que utiliza um sistema de controle adaptativo totalmente integrado, com três modos diferentes: Standard, Tour ou Sport, e que é acionado com um simples toque no botão desejado.

As linhas da perua seguem as do sedan. Porém algo chama a tenção. As lanternas traseiras sobem com a tampa do porta-malas, que quando aberto ainda existem duas colocadas nas laterais do interior do espaço de bagagem.

O carro recebeu os novos motores Econotec, a gasolina e a diesel, que começam com um 1.6 de 180 cavalos, passando pelos 2.0 Turbo de 220 cv, 2.0 CDTi a diesel com potências entre 130 e 160 cavalos, além dos top de linha 2.8 V6 Turbo de 260cv e o 2.0 CDTi biturbo de 190 cavalos.

No interior sistema Flex Organizer (com vários espaços porta-objetos), bancos com revestimentos Top Tec (que graças a nanotecnologia, impede a penetração de líquidos no tecido, além de evitar manchas e morfo), Open Eye ( sistema de câmera integrada capaz de sinalizar e interpretar perigos na estrada além de avisar a aproximação de semáforos e faixas de pedestres), além de controles de estabilidade, tampa do porta malas com acionamento elétrico, faróis dianteriso que se adaptam a iluminação exterior com nove funções, sistema de navegação e outros itens tecnológicos de última geração.

Pelas belas linhas do carro e pelos itens que a Insígnia Sports Tourer apresenta, ficam muito claras duas coisas: ou os modelos da Opel está rivalizando com modelos luxuosos da suntuosa indústria automobilística alemã, ou essa está deixando os seus carrões mais simples, mas pelo que parece, a primeira opção deve ser a mais provável.













Opel Insignia Sports Tourer: a perua do Insígnia, recebeu outra denominação, não mais o sobrenome Caravan, que acompanhava as stations da marca alemã desde 1953...


















... o design e os itens do modelo são seus principais atrativos...











... o elevado nível de qualidade do projeto fica muito visível em seu interior.

Um comentário:

De Gennaro Motors disse...

fanstico....adorei o DESIGN !