Mesmo com a falta de espaço nas grandes cidades, e com as leis de emissões fechando cada vez mais o cerco, os Crossovers e as SUVs são o objeto de desejo e a menina dos olhos da maioria dos fabricantes, sobretudo os modelos americanos e japoneses, que fazem a cabeça dos fãs desse carrões.
Contudo, a invasão dos gigantes também chegou à Europa. Hoje, fabricantes como as francesas Renault e Citroën estão no páreo, além das alemãs BMW, Mercedes Volkswagen e Audi,que
entraram na disputa a partir dos anos 1990. E se esforçam para estabilizar os seus modelos no competitivo mercado americano e asiático, com muito luxo e tecnologia, típicas de seus fabricantes. Veja neste post alguns dos novos Crossovers e SUVs mais festejados do velho mundo.
Nissan Qashqai
O “queridinho da Europa” foi lançado em 2007. De lá pra cá o Crossover da Nissan, tem se tornado o alvo da concorrência. Além do belo design da carroceria, o Qashqai tem muito espaço em seu exterior , e se você ainda quiser mais espaço, isso não é problema. A versão +2 traz mais dois bancos extras, aumentando a capacidade de passageiros para sete. A versão alongada ainda conta com teto panorâmico, deixando as viagens ainda mais emocionantes. No mais o Qashqai tem itens como ar-condicionado, vidros traseiros escurecidos, sistema de áudio com conectividade Bluetooth, faróis com sensores de chuva e neblina, que acendem automaticamente, além de toda segurança com freios ABS-EBA-EBD e ESP e computador de bordo.
As opções de motores começam com os motores 1.6 e 2.0 litros a gasolina, que desenvolvem 115 e 140 cavalos de potência, respectivamente. As opções a diesel começam com um 1.5 dCI de 106 cv e o 2.0 dCI de 150 cv. Exceto a opção de motor 1.6 a gasolina, todos as outras opções vêm com um cambio manual de seis velocidades, Há ainda a opção do cambio CVT para o motor 2.0 a gasolina, e cambio automático de seis velocidades para o 2.0 a diesel. Esses últimos motores também contam com a opção de tração 4x4 all mode. Agora ficou fácil saber o por quê de tantos fãs né?
Nissan Qashqai: linhas modernas e vasta oferta de equipamentos e segurança fazem o diferencial no modelo japonês.
Ford Kuga
O modelo que a Ford escolheu para estrear a nova categoria na Europa, segue as linhas do estilo Kinetic. Além das linhas arrojadas o crossover da Ford consegue unir conforto e funcionalidade em seu interior. Sistema de navegação, Mp3, DVD, conectividade Bluetooth com comando de voz, partida com código de segurança, sistema de áudio Sony com compartimento para seis cds , além da opção de bateria de 230 w e 12 volts no console, para conectar notebooks e outros dispositivos de comunicação e entretenimento.
O Kuga ainda é bem seguro. O Crossover consegui 5 estrelas nas avaliações do EURONCAP, e conta com sistemas ABS-EBD-EBA e ESP, além do sistema PATS (Sistema Anti-roubo Passivo), que conta com dispositivos de alarme, travagem das portas com sistema anti-arrombamento, trancando o infeliz que quizer roubar o carro em seu interior, já que para destravar o PATS é preciso saber de antemão o código de segurança.
O motor do Kuga é um Duratorq TDCI de 2.0 litros e 136 cavalos de potência. O Kuga vem com um cambio de seis velocidades, além do sistema AWD que regula automaticamente a potência sobre cada roda de acordo com o terreno e a dirigibilidade de seu condutor.
Ford Kuga: o SUV/Crossover da Ford, dá um show quando o assunto é segurança ativa ou passiva.
Kia Soul
A aposta da marca sul-coreana nesse nicho é o exótico Soul. Um misto de crossover com SUV de estilo quadradão com formas que chegam a lembrar um concept car. Porém a proposta da marca é um hatch bem maior que o “normal”, com propostas similares as do Honda Fit.
Deste post, o Kia Soul é o único que possivelmente virá ao Brasil. Inclusive a marca sul-coreana tem pretensões de produzi-lo por aqui a partir do ano que vem. Por ora a Kia tem planos de importa-lo e, a depender da aceitação do público, viabilizar a produção do modelo na fábrica que a marca está construindo na cidade de Salto, em são Paulo.
O carro tenta cativar o público Jovem com estilo aventureiro. Por isso mescla características de um carro compacto, com a “braveza” de um jipe. Os motores são um 1.6 16v de 126 cavalos a gasolina e o 1.6 CRDi a diesel, de 129 cavalos de potência na Europa. Para o Brasil, a Kia pode colocar um 2.0 de 140 cavalos. O modelo com o motor 1.6 CRDi, é dotado de um cambio manual de 5 velocidades. O senão do carro é tração dianteira. Nem como opcional o Soul tem a opção 4x4, o que é uma pena, pois assim a proposta do compacto estaria completa.
Já em acessórios e equipamentos, o Soul está muito bem servido. Dentre as inovações, há uma série de possibilidades de personalização do modelo. Que vão desde simples retoques esportivos a apliques decorativos na carroceria. Quando o assunto é segurança, o “carrinho” tem ABS-EBD e ESP. É uma boa pedida para quem quer chamar atenção, pois o desenho modernas e as linhas futurísticas são a “alma” do Soul.
Kia Soul: personalidade à coreana é o ponto forte desse modelo "moderninho", que mistura características de compacto e jipe.
Renault Koleos
Irmão francês do Qashqai, o Koleos ainda não está disponível em toda a rede Renault na Europa. O modelo francês tem um desenho diferenciado do seu irmão japonês. Mesmo ambos tendo um desenho bastante elegante, no Qashqai ele chega a ser mais discreto que no modelo francês.
Assim como o seu irmão nipônico, o Koleos vem recheado de equipamentos. Sistema de navegação via satélite com mapas coloridos e em terceira dimensão, sistema de áudio com conectividade Bluetooth e disqueteira para até seis cds, teto panorâmico, sistema de climatização do interior, sistema de partida Renault Card, e outros itens de conforto e segurança, como ABS-EBD-EBA e ESP.
Os motores são os dCI também utilizados no Qashqai, com trações 2WD e 4WD, incluindo os câmbios e as cilindradas.
Renault Koleos: o "irmão" francês do Qashqai repete a receita do modelo japonês.
Skoda Yeti
Esse ainda não foi lançado. A previsão é para Setembro durante o Salão de Frankfurt. O Yeti será o primeiro SUV da marca Tcheca controlada pelo grupo Volkswagen. O modelo concorrerá diretamente com o futuro Mini Crossman, modelo que está sendo desenvolvido pela subsidiária inglesa do Grupo BMW, e que possivelmente também será apresentado na mostra alemã.
O Yeti será dotado com os motores 1.2 e 1.8 TSI litros a gasolina, que terão potencia de 77 e 118 cavalos, respectivamente. As opções a diesel contarão com um 2.0 litros Turbodiesel, com potências variáveis entre 81,103 e 125 cavalos. Todas essas opções têm reduzido consumo de combustível, e baixos níveis de emissões de CO2 . Haverá ainda uma opção com tração 4x4, porém nada ainda está confirmado.
Skoda Yeti: ainda não foi lançado, mas já é uma das apostas mais promissoras desse nicho, sobretudo em consumo e tecnologia no desenvolvimento de motores menores em modelos maiores.
Essa é só uma mostra de como o mercado dos utilitários se moderniza, e seus fabricantes apostam em carros que tenham baixo consumo de combustível e de emissões de gases. Porém o espaço e o conforto, mesmo com o setor em crise, ainda não foram e nem serão deixados de lado.
2 comentários:
lindona a FORD
Concordo,pena que a Ford nem pensa em trazê-lo pra cá...preferiu o Edge, fazer o quê?
Postar um comentário