domingo, 17 de maio de 2009

Jogo duro: Volkswagen lançará novo Polo mês que vem na Europa para rivalizar com o elogiado Ford Fiesta...








A “renovação da frota” dos modelos da Volkswagen na Europa teve início com a chegada do Tiguan em 2007, e do Scirocco em 2008. No final do ano passado a marca acrescentou mais um carro à lista de renovação, o Golf geração VI. Agora a marca finalmente lançou o terceiro modelo que segue as novas tendências da marca, quer seja pelas inovações tecnológicas ou pelo novo design das carrocerias.

O Volkswagen Polo 2010 desembarcará nas concessionárias européias no mês que vem. Por fora, o carro segue as linhas do Golf e do Scirocco, como a grade dianteira horizontal com um único friso, abandonando de vez o estilo bocão que marcou alguns modelos da marca nessa segunda metade de década. O carro ganhou contornos mais angulosos como por exemplo nas lanternas traseiras que lembram as de outras gerações do modelo, diferindo-se apenas por um corte diagonal na parte inferior delas. Visto na lateral, o novo Polo parece uma versão em proporção menor do Golf Geração VI.

Apesar de menor que o Golf VI, o interior do novo Polo traz detalhes como o console de alumínio, ar-condicionado global, Mp3 com conectividade Bluetooth, além de um sistema de navegação com tela touch-screen. O espaço interno também fora ligeiramente ampliado, além da capacidade do porta-malas, que tem capacidade para 280 litros, que pode ser aumentada para absurdos 952 litros com os bancos traseiros rebatidos.

A carroceria do Polo cresceu 36 milímetros, chegando aos 3,95 m no comprimento final. A largura fora aumentada em 32 mm, porém a altura fora em 13milímetros. Sob o capô, o modelo de entrada virá com um 1.2 litros a gasolina, de 59 e 69 cavalos de potência. As opções a gasolina se completam com os 1.4 de 86, e um 1.2 ETI Turbo de 104 cavalos. As opções a diesel se resumem ao motor 1.6 TDi de 74 ou 89 cavalos de potência. Todas as versões vêm equipadas com um cambio de cinco velocidades. A opção com o motor 1.2 ETI ganhará em breve um cambio de seis marchas, e a 1.4 a gasolina será a única a oferecer o novo cambio DSG de sete velocidades e dupla embreagem, que representa mais economia de combustível e melhores performances no motor.

Se toda essa inovação nos surpreende aqui, na Europa não causa tantos espantos assim. O principal concorrente do Polo no velho continente é o novo Ford Fiesta, o carro mais vendido por lá tanto em sua categoria quanto em outras, como a do Golf. E será a pedra no caminho do novo Polo para alcançar as graças tantos dos consumidores quanto da imprensa, que o considera um carro bom, porém em comparação ao compacto da Ford, está a quilômetros de distância.


















Volkswagen Polo 2010: belo e cheio de inovações, o carro estreiará na Europa no mês que vem...









... na traseira, linhas que lembram outras gerações do modelo...








... no interior sistema de navegação com tela touch-screen e console cromado.

Nenhum comentário: