É 10! Dez vezes Audi nas 24 Horas de Le Mans neste início de século XXI. A marca alemã conseguiu a sua décima vitória na tradicional prova francesa, e enfrentou uma verdadeira prova de fogo para conseguir o título deste ano, na mais perigosa das provas de Le Mans deste século.
Logo no início da prova, às 15h50 hs de Sábado, dia 11/06, o carro número 3 da marca dos quatro anéis, se envolveu no primeiro dos dois graves acidentes com os pilotos da equipe alemã. O R18 TDi estava sendo guiado por Alan McNish, que ao tentar uma ultrapassagem arriscada, acabou tocando na Ferrai número 58. McNish perdeu o controle do Audi e acabou batendo na barreira de pneus capotando em seguida.
Por conta desse primeiro acidente o Safety Car entrou em ação, e só saiu da pista às 17h02 hs, na vigésima terceira volta da prova francesa. Às 22h43 hs, aconteceu o segundo acidente envolvendo outro Audi R18. Desta vez o piloto Mike Rockenfeller perdeu a direção do carro, ao ser tocado pelo bólido 71 da AF Corsi, acirrando ainda mais a disputa entre Audi e Peugeot, reduzindo para apenas um carro as chances da equipe alemã, contra três da francesa.
Mas como as 24 Horas de Le Mans é acima de tudo uma prova de resistência, foi o Audi número 2, guiado pela trinca de ases formada por Marcel Fasselr, André Lotterer e Benoit Treluyer que venceram as 379 voltas da 79a edição da corrida francesa, deixando o Peugeot 908 número 9 guiado pelos pilotos Sebastien Bourdais, Simon Pagenaud e Pedro Lamy a apenas 13,8 segundos de diferença.
E pelo visto mais uma vez as argolas prenderam o leão da francesa Peugeot, que mesmo contando com apenas um protótipo bateu os três Peugeot 908, porém parece que os protótipos fechados da Audi, utilizados pela primeira vez desde a primeira vitória da marca em 2000, tenham causado uma certa desconfianças. Resta saber se no ano que vem a marca utilizará protótipos abertos ou fechados. Por ora, ela curte os louros ganhos pela brava corrida, que marcou a sua décima vitória no traçado de La Sarthe.
Classificação final
1. Fässler/Lotterer/Tréluyer - Audi Sport Team Joest - LMP1
2. Bourdais/Pagenaud/Lamy - Team Peugeot Total - LMP1
3. Sarrazin/Montagny/Minassian - Peugeot Sport Total - LMP1
4. Davidson/Gene/Wurz - Peugeot Sport Total - LMP1
5. Lapierre/Duval/Panis - Team Oreca Matmut - LMP1
6. Prost/Jani/Bleekemolen - Rebellion Racing - LMP1
7. Ickx/Martin/Leinders - Kronos Racing - LMP1
8. Ojeh/Kimber-Smith/Lombard - Greaves Motorsport - LMP2
9. Mailleaux/Ordoñez/Ayari - Signatech Nissan - LMP2
10. Tucker/Bouchut/Barbosa - Level 5 Motorsports - LMP2
Os três primeiros de cada categoria:
LMP1
1. Fässler/Lotterer/Tréluyer - Audi Sport Team Joest - LMP1
2. Bourdais/Pagenaud/Lamy - Team Peugeot Total - LMP1
3. Sarrazin/Montagny/Minassian - Peugeot Sport Total - LMP1
LMP2
1. Ojeh/Kimber-Smith/Lombard - Greaves Motorsport - LMP2
2. Mailleaux/Ordoñez/Ayari - Signatech Nissan - LMP2
3. Tucker/Bouchut/Barbosa - Level 5 Motorsports - LMP2
GTEPro
1. Beretta/Milner/Garcia - Corvette Racing
2. Fisichella/Bruni/Vilander - AF Corse SRL
3. Priaulx/Müller/Hand - BMW Motorsport
GTEAm
1. Bornhauser/Canal/Gardel - Larbre Competition
2. Bourret/Gibon/Belloc - Larbre Competition
3. Robertson/Robertson/Murry - Robertson Racing LLC
1. Fässler/Lotterer/Tréluyer - Audi Sport Team Joest - LMP1
2. Bourdais/Pagenaud/Lamy - Team Peugeot Total - LMP1
3. Sarrazin/Montagny/Minassian - Peugeot Sport Total - LMP1
4. Davidson/Gene/Wurz - Peugeot Sport Total - LMP1
5. Lapierre/Duval/Panis - Team Oreca Matmut - LMP1
6. Prost/Jani/Bleekemolen - Rebellion Racing - LMP1
7. Ickx/Martin/Leinders - Kronos Racing - LMP1
8. Ojeh/Kimber-Smith/Lombard - Greaves Motorsport - LMP2
9. Mailleaux/Ordoñez/Ayari - Signatech Nissan - LMP2
10. Tucker/Bouchut/Barbosa - Level 5 Motorsports - LMP2
Os três primeiros de cada categoria:
LMP1
1. Fässler/Lotterer/Tréluyer - Audi Sport Team Joest - LMP1
2. Bourdais/Pagenaud/Lamy - Team Peugeot Total - LMP1
3. Sarrazin/Montagny/Minassian - Peugeot Sport Total - LMP1
LMP2
1. Ojeh/Kimber-Smith/Lombard - Greaves Motorsport - LMP2
2. Mailleaux/Ordoñez/Ayari - Signatech Nissan - LMP2
3. Tucker/Bouchut/Barbosa - Level 5 Motorsports - LMP2
GTEPro
1. Beretta/Milner/Garcia - Corvette Racing
2. Fisichella/Bruni/Vilander - AF Corse SRL
3. Priaulx/Müller/Hand - BMW Motorsport
GTEAm
1. Bornhauser/Canal/Gardel - Larbre Competition
2. Bourret/Gibon/Belloc - Larbre Competition
3. Robertson/Robertson/Murry - Robertson Racing LLC
Audi R18 n2: o protótipo campeão, foi o único dos Audi a "sobreviver" na 79a edição da prova de endurance mais famosa do planeta...(imagens Audi)
Já o Audi R18 de número 3, foi obrigado a deixar a prova nos 52 minutos iniciais, devido ao seu envolvimento num fantástico acidente . (imagens Auto Portal)
2 comentários:
perdi (ou ganhei) horas entre sábado e domingo, assistindo no speed Chanel.
Creio que não houve perdas Tohmé,a corrida de fato é longa, mas este ano mostrou-se cheia de imprevistos, e com uma bela vitória da Audi.
abs.
ALYSSON PRADO "BALO"
Postar um comentário