sexta-feira, 13 de maio de 2011

Modernismo russo: Lada renova modelos populares com o sedan Granta...



Depois de décadas com um design um tanto ultrapassado de seus produtos, a Lada agora parece ter acordado para a renovação de sua linha de produtos. A marca russa que aterrissou no Brasil com a abertura do mercado para importações no início dos anos 1990, agora começa a “arredondar” os contornos de seus modelos lá fora.

A mais nova atração da marca é o Granta, sedan de baixo custo que a Lada prepara para lançar no mercado russo.As linhas do modelo são um avanço em relação ao modelo 2105, que foi vendido por aqui sob o nome Laika, atual modelo popular da marca.  Chegam a lembrar as do antigo sedan do Ford Fiesta, ou mesmo as do Renault/Dacia Logan, porém com alguns “adereços” mais moderninhos que os outros sedans do mercado ociedental.

O Granta virá com três níveis de acabamento (Standard, Normal e Deluxe) e três opções de motorizações, todas a gasolina.  O carro não terá alguns itens de segurança como air-bags cortinas ou controle de estabilidade, mas por outro lado contará com freios ABS, EBD, quatro air bags, sensores de estacionamento, bluetooth, sistema de navegação, vidros e retrovisores elétricos, rodas de liga leve, aquecedores nos bancos e faróis de neblina.

A gama de motores inicia com o 1.6 8V de 80 cv, seguido pelo 1.6 8V com 90 cv e o 1.6 16V com 98 cv. Por ora todos virão com um câmbio manual de cinco velocidades, mas a Lada garantiu que mais tarde uma caixa automática deverá ser inserida à linha Granta.

Na Rússia os modelos custarão entre 220 e 300 mil rublos, algo em torno dos € 5.553/7.573. Há planos de vender o modelo em outros mercados como o Europeu. A Lada estuda sua volta ao Brasil, caso isso se confirme o Granta bem que poderia vir e agitar ainda mais o mercado dos sedans compactos, sobretudo se os itens disponibilizados no mercado vierem juntos no mesmo pacote.   

Lada Granta: o substituto do velho Lada Laika (2105) como carro mais barato da marca russa, mostra um design mais atualizado e recheado de itens modernos...




... mais tarde a marca pretende adentrar outros mercados, quem sabe o nacional também?  



Nenhum comentário: