terça-feira, 6 de outubro de 2009

Um memorável Toyota: Gigante japonesa se une a Subaru para desenvolver conceito esportivo que resgatará a tradição dos esportivos da marca...





Ao longo dos últimos dois anos, uma especulação pairava sobre a indústria automobilística japonesa, a que uniria a Toyota e a Subaru. Pois bem, eis que o fruto dessa joint-venture finalmente fora revelado. Porém o modelo levará o nome da Toyota, a Subaru cedeu “apenas” uma plataforma modificada de seu famosíssimo modelo Impreza.

Embora ainda seja um conceito, o Toyota FT-86, carro conceito que emana vários esportivos da gigante japonesa, como os fantásticos Supra, MR2 e Celica, mas que homenageia acima de tudo o esportivo compacto Toyota AE86, modelo cultuado pelos fãs de Drift, e que fora fabricado entre os anos 1983 e 1987, que na verdade era uma versão esportiva baseada no Corolla, também chamada de Levin e Sprinter Trueno.


A marca levará o FT-86 ao Salão de Tóquio desse ano, e pelas suas imagens percebe-se tratar-se de um coupé 2+2, com rodas e carroceria muito similares as do Lexus IS-F. Um dso chamarizes do conceito é o seu motor, um 2.0 litros de quatro cilindros aspirado, baseado no motor quatro cilindros turbinado da Subaru. A transmissão também fora modificada, já que a parte mecânica é oriunda da Subaru, deixando de lado, ao famoso sistema AWD que notabilizou a marca para dá força apenas às rodas traseiras do conceito. O cambio será um manual de seis velocidades.


Segundo a Toyota, a escolha por um motor aspirado teve como objetivo equilibrar o peso do veículo, além de diminuir os custos de produção, melhorando o desempenho do veículo, segundo especulações o carro será bem ágil nas acelerações, tanto que chegará próximo de modelos com motores turboalimentados.


As expectativas é que o FT-86 seja lançado no mercado japonês em 2011, para reviver os clássicos esportivos que a marca japonesa fabricou outrora, e hoje quase não oferece modelos dessa estirpe. Além do reaparecimento dos modelos da Toyota nos games de competições automobilísticas. Por esta e outras questões, a hipótese de ver o conceito tornar-se realidade em breve não está descartada.








Toyota FT-86 Concept: modelo desenvolvido de uma Joint-Venture entre as japonesas Toyota e Subaru, marcará presença no Salão de Tóquio...
















... o modelo tenta resgatar os esportivos da Toyota de anos atrás, mas a principal homenageada é a platforma AE86, utilizada pela linha esportiva do Corolla na década de 1980...






...por fora e por dentro, a esportividade se faz presente.

Um comentário:

De Gennaro Motors disse...

bem diferente ! espartano!