segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Luxo oriental: Kia revela imagem do Cadenza, a próxima geração de alto luxo da marca sul-coreana...




O luxo sempre foi um dos principais atrativos dos veículos desde os primórdios da indústria automobilística. A praticidade e o conforto de um automóvel, as vezes fazem a diferença na hora da compra. E um mercado que sempre apostou no luxo em seus veículos é o asiático. Há vezes em que o luxo empregado nos automóveis fabricados naquela região é tão absurdo que se torna até ‘over’.

Exageros a parte, mais um integrante dessa estirpe acaba de ser apresentado. É a próxima geração dos modelos de alto luxo da sul-coreana Kia Motors. Hoje a fabricante de veículos que tem como principal acionário o Grupo Hyundai, revelou uma imagem de seu próximo grande sedan, o Kia Cadenza.

O carro substituirá o Opirus e tem estilo baseado no conceito Kia VG, apresentado em Abril desse ano no Salão do Automóvel de Seul, o sedan tem grandes pretensões. O modelo tentará competir com carrões europeus, em especial os Mercedes Classe E e o futuro BMW Série 5.

Estiliscamente falando, o Cadenza chega a lembrar elementos de outros carrões europeus de categorias inferiores as que o carro tentará disputar. É difícil não vir a mente imagens do novo Saab 9-5, ou traços da Série 3 da BMW, há também quem lembre do Alfa 159, devido a cintura e traseira altas.

Se no estilo ele faz lembrar outros modelos, o nome dele tem um significado mais apurado. Cadenza se deriva de um termo musical italiano, que significa “ o florescer de elaborar um concerto”, assim como a harmonia de suas linhas, algo que até pouco tempo atrás eram estranhas nos modelos da marca.

Se por fora o modelo agrada, por dentro ele alegrará ainda mais o seu proprietário. O painel contará com aquecedor em caso de dias mais frios, os bancos também serão dotados de aquecedores internos. Além da iluminação interna que deixará o interior bastante iluminado, sobre tudo na área do painel.

Nenhuma especificação técnica, nem motores e muito menos preços fora divugada até agora. Mas se o Cadenza também herdar o motor do Conceito VG, então será dotado de um motor V6 de 3,5 litros de tração dianteira, capaz de desenvolver 227 cavalos, porém a Kia pretende lançar o suntuoso modelo até o final desse ano.