domingo, 27 de setembro de 2009

O futuro é agora!: imagem do Aptera e2 de produção cai na rede...




Futurísticos e as vezes exóticos, os carros conceitos são mero estudo estilísco ou um laboratório de inovações tecnológicas que poderão se tornar viáveis à longo ou a curtíssimo prazo. Mas muitas das vezes eles só representam o que determinado fabricante está desenvolvendo, mesmo que seja apenas para impressionar o público que comparece aos maiores Salões do Automóvel mundo a fora. Mas a americana Aptera levará o seu conceito e2 às ruas. Uma imagem do modelo de produção vazou hoje pela rede mundial de computadores.

O modelo foi anunciado em Março do ano passado quando a empresa revelou ter a tecnologia necessária para produzir o Typ-1e, mas faltavam investimentos e equipe de produção para tocar o projeto. Logo em seguida a Aptera anunciou ter conseguido a quantia de US$ 24.000.000, esse investimento daria para colocar seus planos de levar as ruas o seu conceito.

O Typ-1e, hoje chamado e2, é um conceito futurístico dotado de apenas três rodas e parece ter saltado de algum filme ou seriado de ficção científica. O carro é movido apenas a baterias, com autonomia de 200 km e alcança 160 km/h de velocidade máxima. Porém o tempo de carga da bateria pode chegar a até 8 horas.

Dentro do e2 espaço apenas para o motorista. O interior terá uma inteface eletrônica chamada Eva, que gerenciará o sistema Infortaiment, responsável pelos sistemas cibernéticos que controlarão o carro.

A Aptera tem planos de oferecer o e2 em versões movidas a gasolina, além de um plug-in híbrido e o modelo movido totalmente a eletricidade. Especula-se pela imagem vazada que o modelo totalmente elétrico terá as primeiras unidades entregues no mês que vem. O e2 terá preços entre US$ 25.000 e 45.000, o modelo totalmente elétrico será vendido apenas na Califórnia, porém a Aptera tem planos de distribuí-lo para o resto dos Estados Unidos até o final de 2010. Tirando de vez o e2 do conceito e trazendo-o à vida real.

Nenhum comentário: