quinta-feira, 9 de julho de 2009

Grande Jaguar: nova família XJ é revelada hoje...





Depois de todo o cerco da imprensa especializada européia, e dos teasers liberados pela própria Jaguar, finalmente as imagens oficiais da próxima geração dos XJ são reveladas. Hoje a casa inglesa finalmente revela toda a carroceria da sua classe mais sofisticada e antológica.

O carro que não recebia profundas mudanças desde o início dessa década, ganhou contornos mais modernos, esportivos e elegantes, traduzindo em suas linhas a própria história de sofisticação e potência que marcam a Jaguar.

A nova geração da classe XJ teve seu desenvolvimento calcado nos modelos das linhas XK e XF. Daí se tira todo o luxo e esportividade das limousines da marca que tiraram o melhor das duas linhas. Porém com itens que só estarão disponíveis na linha XJ, como o enorme teto panorâmico, lembrando os utilizados pelas limousines da alemã Maybach.

Os novos XJ estarão disponíveis nos pacotes Luxury, Premuium Luxury e Portifolio, além da versão Supersport, possivelmente para o lugar da versão R. Dentro do novo XJ tudo será soberbo. No console do XJ estará uma tela de 12,3 polegadas de alta definição que comportará os instrumentos virtuais. Para as viagens ficarem mais interessantes, os passageiros poderão assistir filmes, ou programas de tv através de duas telas touch-screen de 8 polegadas cada, localizadas atrás dos bancos dianteiros. Já o condutor, desfrutará das informações do sistema de navegação via satélite.

As inovações tecnológicas estão presentes também no desenvolvimento do próprio carro, que será o primeiro Jaguar a contar com carroceria Space-frame totalmente de alumínio, suspensão “Adaptive Dynamics”, que regula automaticamente a estabilidade com o carro em movimento. Outro sistema que chama a atenção, é o novo “Active Diferential Control”, que distribui a potência do veículo para as rodas, de acordo com o modo de direção de cada condutor.

Sob o capô, a marca oferecerá um 3.0 V6 turbodiesel e a gasolina, além de um 5.0 V8 aspirado e um 5.0 V8 sobrealimentado, que desenvolverá uma potência de 470 cavalos. O motor turbodiesel também se beneficia dos baixos índices de emissões de Co2, 184 g/km, além de uma significativa economia de combustível. Tudo isso serve para confirmar o sucesso dessa linha, que desde a década de 1960 vem povoando os sonhos de todo admirador de carrões luxuosos, quanto em tornar a linha XJ na mais emblemática da marca inglesa.









Novo Jaguar XJ: apresentado oficialmente hoje, a linha dos grandes Jaguar mudou profundamente por fora, e tecnologicamente...






... como o enorme teto panorâmico...





...já por dentro, "apenas" um upgrade no design, instrumentos, enfim, um novo carro.