segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O futuro francês: Grupo PSA revela o Velv, seu protótipo de veículo elétrico urbano ....




A próxima década deverá ser marcada pelo desenvolvimento de veículos elétricos, sobretudo, os que estão sendo trabalhos para rodar apenas no perímetro urbano. O último Salão de Frankfurt serviu como uma vitrine para que muitos protótipos com estas pretensões fossem apresentados por quase todo grande grupo europeu.

Mas mesmo terminado a mostra na Alemanha, eles não param de aparecer. O último deles  vem da França. O Grupo PSA aproveitou a reunião anual da ADEME, agência ambiental e de gestão de energia francês, para revelar o Velv, o seu protótipo de veículo urbano movido a eletricidade.

Com características bem próximas de um triciclo, o Velv tem um visual agressivo e típico dos traços felinos presentes nos automóveis da Peugeot, marca que junto a Citroën compõem o Grupo PSA.  As portas são no estilo “asa de gaivota” e o interior tem capacidade para 3 ocupantes.

O veículo possui um motor elétrico de 20 Kw, capaz de produzir 30 cv de potência. Por ter sido projetado com um peso total de apenas 650 Kg , o Velv oferecerá um bom desempenho, chegando aos 110 Km/h e autonomia de carga das baterias de íons de lítio de 100 Km.

Por ora ele é apenas um protótipo, mas que deverá entrarem produção para ser absorvida pelas  frotas de empresas e órgãos públicos na Europa, sem contar que a concorrência bateu á porta do Grupo PSA , que mesmo não tendo revelado o Velv em Frankfurt, terá de encontrar espaço entre os protótipos alemães que possuem propostas similares.


PSA Velv:  protótipo de veículo urbano elétrico do grupo francês foi revelado hoje durante a ADEME, reunião administrada pela agência ambiental e de gestão energética francesa...




... o visual de triciclo e as portas asa de gaivota, conferem um ar agressivo e futurístico ao protótipo francês.  


Nenhum comentário: