quarta-feira, 11 de março de 2009

"E" de novo: substituto do Jaguar XK8 deve resgatar o nome e as características dos famosos modelos E-Type...

Reviver ícones do passado está virando moda no mundo automotivo. Desde o final dos anos 90, muitos fabricantes desenvolvem modelos que quando não resgatam literalmente os traços e espírito de carros que outrora se tornaram símbolos, resgatam apenas traços ou características que nos fazem lembra-los.

A bola da vez é a Jaguar. A marca inglesa quer resgatar um famoso ícone dos anos 1960 e 1970. O Jaguar E-Type (ou XKE, como ficou conhecido nos Estados Unidos). O próximo “gato”, deve ser lançado em 2011 durante o Salão de Genebra, o mesmo Salão que há 48 anos o carro foi apresentado, e o lançamento deve fazer parte das comemorações do 50° aniversário do E-Type, modelo esportivo que antecede o XJS e, conseqüentemente, a atual família XK.

O modelo deverá fazer parte da nova plataforma de motores flex que a marca está desenvolvendo, já começou com o XF e também estará presente na nova família XJ que deve estrear em Setembro durante o Salão de Frankfurt.

O novo ”E” já era cogitado há mais de uma década. Há aproximadamente dez anos atrás, quando ainda pertencia a Ford, a marca já desenvolvia um esportivo menor, porém sofisticado, mas o projeto foi vetado pois a marca deu resolveu a investir na Station Wagon do X-Type.

Mas em uma época em muitas fábricas tentam contornar a crise pela emoção, não seria nada mal para a marca tentar reviver modelos do passado. E seus novos proprietários também acham isso. Segundo Ratan Tata, em entrevista a revista britânica Autocar, “ Não creio que podemos dar ao luxo de sair da recessão como estamos...precisamos sair com algo brilhante e novo, por isso não revigoramos o roadster agora”, leia-se a família XK.

Pelo visto a Jaguar quer msmo sair da crise e em grande estilo, e não é só com o renascimento do E-Type, o seu irmão maior também deve renascer. Há meses atrás a marca também anunciou um sucessor para o XJ220. Indícios de que o gato quer dar um pulo e reascender a esportividade que consagrou a marca, mas que fora sucumbida pelo luxo e pelo tamanho de seus sedans e limousines.

Nenhum comentário: