segunda-feira, 9 de março de 2009

Asas para um sonho: Mercedes deve lançar novo supercarro inspirado nos Asas de Gaivota dos anos 1950, no verão do ano que vem...






Em 1955 a Mercedes Benz apresentava o 300 SL, um superesportivo bastante diferente de tudo o que se via até aquela época. O carro foi inovador ao trazer a tecnologia das pistas de corrida para as ruas. Além dessa transposição do bólido das pistas para a cidade, a marca também revolucionou no desenho da carroceria e, o traço mais peculiar do carro, as portas que abriam para cima.

Logo o modelo ficou conhecido como o Mercedes Asa-de-gaivota, devido o modo de como suas portas abriam. O carro era bastante exclusivo e apenas pessoas como o Rei Hussein da Jordânia, tinham dinheiro e status para por as mãos em um 300 SL.

Em 2005 a marca alemã tentou reviver o asa-de-gaivota lançando o SLR McLaren. Apesar de toda a potência do motor V8 de 5.4 litros, desenvolvido pela famosa escuderia de fórmula 1 e de toda a esportividade do SLR, o carro não conseguiu ter o carisma ou mesmo a fama de seu longíncuo antecessor. As portas abriam para cima, mas não tinha as asas que marcaram o 300SL.

Tanto que a Mercedes decidiu voltar atrás. O próximo Supercarro da marca, que inclusive substituirá o SLR já está em desenvolvimento. E resgatará a nomenclatura Gullwing, asas de gaivota traduzido ao pé da letra, do modelo original dos anos dourados. Por ora um modelo camuflado está sendo testado pelas estradas européias, e a imprensa especializada da Europa, já clicou o carro em testes. A marca também anunciou, durante o Salão de Genebra, que tem planos de lançá-lo ainda esse ano, durante o Salão de Frankfurt em Setembro.

O nome do Super-Mercedes deve trazer a sigla da preparadora dos carros de competição da marca, a AMG, e deverá se chamar AMG SLS. O carrão terá um novo chassi de alumínio. Deverá contar com um motor de 6.3 litros V8, que desenvolverá 570 cavalos. A transmissão será feita por um cambio de 7 velocidades e dupla embreagem, o mesmo utilizado no SL63 AMG, mas poderá ter tração integral.

O carrão irá de 0 a 100km/h em apenas 3,8 segundos e a velocidade será limitada eletronicamente para grandiosos 196 mph ( ou seja 315 km/h). O lançamento do novo Asa de gaivota, está previsto para o verão europeu do ano que vem, e o preço deve beirar os 150.000 Euros. Revelando que além das portas, potência e linhas aerodinâmicas, os proprietários do Mercedão serão os mesmos.






Mercedes AMG SLS: o novo Asa de gaivota vem aí, e já foi flagrando em testes...























... o carrão deve ser lançado no verão europeu de 2010 e custará a bagatela de 150.000 Euros.