Para aqueles que acreditavam no renascimento do fantástico Lancia Stratos, uma má notícia surgiu na rede. O ambicioso projeto do empresário alemão Michael Stoscheck revelado no final do ano passado, acaba de ser vetado pela Ferrari.
É que a marca italiana seria a fornecedora da plataforma antiga da F430 Scuderia que serviria de base para o novo Lancia Stratos. De cara a inviabilidade de produzir mais unidades da F430 Scuderia encareceria demais o projeto.
A Ferrari enviou um comunicado à Pinifarina, famosa carroceria italiana responsável por este projeto e pelos Ferrari de produção, alegando que não permitiria a fabricação de uma tiragem limitada do modelo sempre e quando eles fizessem usos de peças oriundas da Ferrari.
O novo Stratos já estava com 40 encomendas de pessoas interessadas ao redor do mundo.Além das unidades que satisfizessem as encomendas, havia planos de um excedente voltado á competições. No entanto o projeto pode ainda seguir em frente com a substituição de todas as peças por outras fabricadas por outras empresas.
A própria Pininfarina já havia de antemão entrado em contato com outros fornecedores para fabricar as peças utilizadas no único exemplar do novo Lancia Stratos neste momento, o que acarretaria a substituição do chassi cortado do F430, e do motor 4.3 litros V8 de 540 cv da F430 Scuderia para uma hipotética série limitada do modelo.
Resta saber se a Pininfarina levará o projeto adiante, sem a plataforma da Ferrari, ou desistiria de vez do novo Stratos, uma vez que poucas empresas do mundo possuem uma engenharia tão avançada como a que iria ser utilizada no esportivo. Uma pena para os que esperavam ver o ressurgimento de um dos modelos esportivos italianos mais adorados de todos os tempos.
Novo Lancia Stratos: projeto ambicioso de Michael Stoscheck e o Estúdio Pininfarina não será levado a frente por possuir peças da Ferrari F430...
...a marca italiana vetou a fabricação das peças de seu antigo modelo para suprir o lançamento de uma série especial.
2 comentários:
Apostava no ressurgimento do Stratos... uma pena.
Abraços!
Paulo, acho que todos nós esperávamos pelo retorno às ruas e as pistas do Stratos, é lamentável esse impasse, se ao menos eles mudassem a plataforma, talvez o sonho ainda seja possível.
abs.
ALYSSON PRADO "BALO"
Postar um comentário