terça-feira, 5 de julho de 2011

Iniciativas suecas: Volvo pretende criar sua própria divisão de desempenho...



E parece que as marcas suecas estão reagindo aos bólidos de rua produzidos pelas preparadoras oficiais da industria automobilística alemã. Depois da Saab desenvolver modelos mais nervosos em parceria com a sua divisão de performances Hirsch, agora é a Volvo quem pretende lançar versões bem mais bravas de seus modelos.

E não são apenas a extinta versão R e a nova R-Design que suprirão as necessidades de boas performances na linha Volvo, uma nova divisão desempenho será criada em parceria com a Polestar, empresa responsável por “turbinar” alguns modelos da Volvo que disputam o Swedish Touring Car Championship e o World Touring Car Championship (WTCC).  

Aproveitando todo know-how das pistas, a Polestar e a Volvo desenvolveram o Polestar Performance Concept Prototype modelo único de altas performances apresentado no ano passado, e modificado para descarregar 400 cv de potência, extraídos do bloco 2.5l T5 modificado.

Agora a marca sueca considera produzir uma linha utilizando as iniciais do Performance Concept Prototype (PCP), em sua nova divisão, que inicialmente teria o pioneiro C30 como o primeiro modelo com o ‘selo’ PCP.  O carro viria como uma série limitada a 500 unidades, dotada com o mesmo motor 2.5 T5 modificado do protótipo da Polestar, e seria a arma da Volvo para combater os alemães dentro e fora das pistas.

Pena que por ora isso ainda é especulação, mas quem sabe num futuro próximo ou longínquo a marca sueca decida finalmente pisar fundo, literalmente, na produção de veículos de altas performances?     



Volvo C30 Polestar Performance Concept: conceito único apresentado no ano passado, que pode servir como embrião para a nova divisão de desempenho da marca sueca...



..sob o capô, um motor 2.5 l T5 modificado, gera uma potência de 400cv, que pode ser conferido em ação no vídeo acima.



Nenhum comentário: