Clássicos americanos nunca saem
de moda e nem de linha. A crise no início dos anos 1970 fez com que os
possantes ficassem amarrados a motores menores, com potência básica, um ou
outro modelo como o Pontiac Firebird e os Chevrolets Camaro e Corvette não se
renderam as leis de missões e consumo e volta e meia apresentavam versões cada
vez mais fantásticas e sem perder as suas características esportivas, e na
segunda metade desta primeira década do século XX, as leis de emissões
novamente surgem, e bem mais rígidas que as de 40 anos atrás, e aliada com a
crise no setor automotivo fez a indústrias dos superesportivos novamente amarrar
seus ‘cavalos’ e desenvolver propulsores que consumam menos combustível, mas
que não percam potência.
A crise fez o Grupo Chrysler passar para as mãos da gigante italiana FIAT, e com a nova gerência, alguns planos tiveram de ser repensados, e isso incluía o Dodge Viper. Em 2009 foi anunciado que um dos modelos mais importantes da retomada dos muscle cars modernos teria sua carreira encerrada. O anúncio foi aceito com descontentamento pelos fãs do super americano, algo parecido com o que aconteceu com o Mustang no início da década de 1990 e como Camaro em 2001.
A crise fez o Grupo Chrysler passar para as mãos da gigante italiana FIAT, e com a nova gerência, alguns planos tiveram de ser repensados, e isso incluía o Dodge Viper. Em 2009 foi anunciado que um dos modelos mais importantes da retomada dos muscle cars modernos teria sua carreira encerrada. O anúncio foi aceito com descontentamento pelos fãs do super americano, algo parecido com o que aconteceu com o Mustang no início da década de 1990 e como Camaro em 2001.
Mas como as outras representantes
das três grandes de Detroit (leia-se Ford e General Motors) ainda apostam em
seus muscles high tech, a FIAT talvez atenta à isso resolveu ressuscitar o Viper,
que agora se chamará SRT Viper, em alusão a versão mais potente do modelo antes
de sua retirada das linhas de produção.
Ontem a nova encarnação do modelo
foi revelada na abertura do Salão de Nova Iorque. Teasers da logo do modelo já
haviam sido divulgados no mês de fevereiro, e outro, desta vez cortesia do catálogo 2012 da
linha de miniaturas Hot Wheels, causou polêmica ao revelar as novas linhas do
modelo.
Alguns rumores se tornaram realidade.
Dentre eles a hipótese que o SRT Viper traria o motor 8.4 litros V10 aspirado
sob o capô, fato revelado ontem. O novo propulsor gera uma potência de 640 cv,
força gerada graças as modificações feitas em sua engenharia. E não foi
desenvolvido pela Ferrari, como muitos pré supunham.
O câmbio manual de seis
velocidades Tremec, presente na última versão do modelo, recebeu melhorias para
tornar as trocas mais rápidas. No mais o estilo musculoso e capô longo e largo
presente desde a primeira versão do Viper em 1992, a não pelos novos faróis na
dianteira que agora ficaram trapezoidais, as novas lanternas traseiras que
seguem o desenho dos novos modelos Dodge e a Coluna C mais encorpada, o visual não
mudou tanto, mas dentro e por baixo do capô, o SRT Viper 2013 é uma nova página
na história de um dos mais representativos superesportivos da indústria automobilística
americana.
SRT Viper 2013: com novo nome e logo, a terceira geração do Dodge Viper é revelada com pompa no Salão de Nova Iorque...
... as linhas da carroceria lembram as do clássico lançado em 1992, mas os faróis e as lanternas foram renovadas...
... o potente motor 8.4 litros V10 aspirado desenvolve uma potência de 640 cv, o interior tem bancos esportivos e cãmbio Tremec renovado para garantir trocas mais rápidas.
Um comentário:
Que bom! ele esta de volta e já participa da Le Mans 2012.
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