Esta semana o North América International Motor Show (NAIAS, ou ainda o Salão de Detroit) abre as portas e
com elas muitas novidades despontarão sob os flashs de luz e das câmeras dos
fotógrafos da imprensa especializada, que estarão apontados para as atrações da
mostra, que mesmo em meio a crise parece que terá grandes lançamentos.
Um deles é a reencarnação do
famoso esportivo doas anos 1960 e 1970 Dodge Dart, porém renascido em um carro
comum, e não mais avantajado como os seus irmãos Charger e Challenger, uma vez
que substituirá o Caliber, bem como o seu chassi compacto feito a partir do
Alfa Romeo Giulietta.
Com seus 4,67 m de comprimento e
1,80 m de largura, o ‘sedanzinho’ se apresenta com uma estética não tão
agressiva para um Dodge, mas ousada para os modelos com os quais pretende
concorrer como o Ford Focus, o Chevrolet Cruze e os japoneses Toyota Corolla e Honda Civic, além do Hyundai Elantra.
O Dart virá com três opções de motores a gasolina e quatro
cilindros, dois deles aspirados e um turbinado. Os propulsores 2.0 e 2.4 litros
desenvolvem potências de 160 e 184 cv, enquanto o 1.4 MultiAir , o mesmo
utilizado no 500 Abarth, gera 160 cv. Além do motor da Fiat, o sedan da Dodge
também herdará duas transmissões da marca italiana, uma manual de seis marchas
e outra robotizada, também de seis velocidades, mas com dupla embreagem.
Para o próximo ano, o modelo
poderá receber uma caixa de nove marchas desenvolvida pela alemã ZF. De início,
o novo Dart só estará disponível para o mercado norte-americano. A marca espera
se reerguer neste seguimento, que andou meio em baixa com o Caliber, talvez por
isso a ressurreição do nome Dart, numa tentativa de quem sabe dar mais vigor ao
seu sedan médio.
Dodge Dart 2012: o sedan da marca esportiva do grupo Chrysler aparece de todos os ângulos, e mostra-se ousado, mas bem longe de um autêntico Dodge...
... o interior tem bons itens de acabamento e soluções modernas no painel e no sistema de navegação...
...a versão Limited (cor branca na imagem) terá o motor 1.4 turbo MultiAir da Fiat, também utilizado no 500 Abarth.
Nenhum comentário:
Postar um comentário